O percurso da vida

Desde o final de abril nossas vidas tomaram um novo rumo, fomos obrigados a sermos fortes, resilientes, resistentes, solidários e tantos adjetivos a mais que a gente nem sabia que daríamos conta de ser.



Perguntamo-nos
Até que ponto o “elástico” da vida pode ser puxado sem que ele se arrebente? Não é um teste que a gente deseja fazer, mas quando o percurso da vida parece tomar um rumo diferente do que planejamos é exatamente isso que fazemos, colocamos nossa resiliência à prova e a gente pode se orgulhar do quanto é dotada de uma força interior.


As águas estão baixando...
Diariamente ao tomarmos contato com as mídias sociais vemos que muitas famílias já estão retornando para suas casas.

 
Esse retorno traz alguns importantes questionamentos, cuidados pessoais e sociais necessários e não é possível ficar alheios a cada um deles.


Leptospirose
A leptospirose é uma doença transmitida especialmente por conta do contato com água contaminada com urina de animais, principalmente ratos. Isso não significa que toda água esteja contaminada, mas é preciso ficar atento aos sintomas até 30 dias após o contato, são eles: febre, dor de cabeça, fraqueza, dores musculares e calafrios. Lembrem-se esses sintomas podem indicar outras doenças também. Por isso ao sinal desses sintomas procure o médico.


Dengue
Essa é outra doença que tem feito parte do nosso cotidiano e a gente não pode baixar a guarda diante das emergências climáticas que nos tomou de assalto. O cuidado é permanente e a atuação de cada um e da sociedade é essencial.


Contudo
À medida das nossas possibilidades temos um compromisso com o meio ambiente, com a natureza e com a sociedade em que habitamos. Essa casa comum tem sofrido com algumas machucaduras provocadas pelo ser humano. Precisamos cuidar dessas feridas também.

 
Olhar para o horizonte
Diante da realidade que estamos vivendo, vale lembrar que existe em cada um de nós uma força tão grande que nos permite ver para além da sombra, que joga nossos olhos em direção ao horizonte e a nós cabe abraçar com o coração, a fé e a esperança esse novo tempo. As ações de vida que emergiram em meio a toda realidade nos indicam que não estamos sós.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Liliane Pereira

POR

Liliane Pereira

Doação de sangue Anterior

Doação de sangue

Solidariedade Próximo

Solidariedade

LEIA MAIS
23/05/2024 15:04
23/05/2024 15:04