Esse é o tema que embalou o Dia Mundial da Saúde celebrado no último dia 7 de abril. Esse tema será debatido, celebrado e estudado ao longo do ano de 2025 com ênfase na saúde materna e neonatal. O objetivo da OMS é priorizar a saúde e o bem-estar de longo prazo das mulheres.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Vejamos...
A saúde das mães e dos recém-nascidos está na base de famílias e comunidades saudáveis. Isso permite que tenhamos uma consciência maior de que para construir uma comunidade saudável é preciso cuidar dos indivíduos e é certo que a mãe e os recém-nascidos fazem parte desse futuro esperançoso.
É bom saber
Para construir um início saudável é preciso pensar em todo percurso que é anterior ao processo de gestação. É preciso cuidar das mulheres e das meninas que têm sofrido violência de gênero a cada hora neste país.
Assim...
A tarefa essencial da OMS é ajudar toda mulher e todo bebê a sobreviver e a se desenvolver. Essa missão é fundamental e deve ser seguida de outro elemento importante: escutar as mulheres e apoiar as famílias em todo seu ciclo de vida. Isso significa que os cuidados devem estar baseados no acolhimento e na escuta qualificada.
Interessante
O tema da esperança que fundamenta o tema do Dia Mundial da Saúde é também o tema do ano jubilar da Igreja Católica - “peregrinos da esperança” para a igreja falar de esperança é alimentar uma virtude necessária diante de tantos desafios sociais, comunitários e universais. O Papa Francisco diz que “os filhos que nascem são a esperança em um mundo egoísta” (05/2024).
Portanto...
Falar de esperança, seja pelo Ano Jubilar ou pelo Dia Mundial da Saúde, é alimentar, em cada um de nós, o desejo de um mundo mais justo, fraterno e humano. Pois, “há que se cuidar dos brotos para que a vida nos dê flor e frutos” – não era à toa que Milton Nascimento sinalizava que o cuidado é essencial para a vida em todas as fases.
Esperançar
Assim diz a OMS “investir em todos os aspectos da saúde materna e neonatal traz imensos benefícios para famílias, comunidades e sociedades, lida com algumas das principais disparidades na saúde e acrescenta anos e amor à vida para bilhões de mulheres e suas famílias no mundo”. Esperançar é a palavra de ordem e pede, de cada um de nós, a ternura e o vigor necessários para trilhar o ano com o coração virtuoso e sendo sinais para as novas gerações.