A saúde e tantos outros

Hoje não falarei de nenhuma doença ou data especial. Quero partilhar uma realidade experimentada nos últimos dias que me permite dizer que a sensibilidade, a atenção e o desenvolvimento integral é o que de melhor tem no ser humano.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Contextualização

Na última semana, a Rede de hospitais filantrópicos, religiosos e Santas Casas estiveram no maior congresso de Saúde da Região Sul – Consaúde, ocorrido em Bento Gonçalves. O eixo norteador desse evento era governança e trazia nos seus sub-eixos temas que estão cada dia mais entrelaçados nos processos de cuidado em saúde nas diferentes instâncias.


Governança

Pode parecer um tema novo, mas a governança é um conjunto de princípios, valores, políticas, práticas que orientam a tomada de decisão de uma instituição, seja ela na atuação direta ao paciente, seja nas esferas de liderança e rumos da instituição.


Pensando nisso...

Os rumos vividos e experimentados no evento já mencionados perpassavam as questões tecnológicas, sociais, ambientais, organizacionais. As palestras, os fóruns e até a convivialidade nos intervalos levaram-me a partilhar nossas experiências e perguntar como é possível confluir tudo isso em um ambiente de saúde tão diverso?


Pessoas

Mais uma vez, centro-me na grandeza que é o ser humano. E só ele é possível fazer essa realidade acontecer. Não por um passe de mágica ou porque ele tem grandes poderes, mas porque ele tem consciência de seu papel, ele sabe o quanto o seu fazer impacta na sociedade e naqueles que lhe foram confiados para cuidar.


Falando nisso

Quando foi que imaginamos que a UPA de Santa Maria seria escolhida para fazer parte de um programa tão grandioso como o Proadi-SUS, em menos de cinco anos fomos premiados com o programa SEPSE nas UPAS na maior metrópole do país. É essa transformação que é possível fazer quando há um rumo certo a seguir. Aqui aumenta ainda mais o compromisso de buscar novos rumos de excelência e nasce do coração uma gratidão imensa por todos os que fazem o dia a dia da missão do cuidado acontecer.


Contudo

As pessoas também precisam entender que os profissionais de saúde não são anjos, sobrenaturais, mágicos. Então, é preciso empatia, respeito, sensibilidade como comportamentos de duas vias, onde ambos se confluem e o outro eu sabe que este tu pode cuidar, servir e atender com dignidade mesmo quando também ele sente e sofre com uma realidade que é própria da condição humana.


Sonhar

Nunca será demais desejar que em todos os ambientes sejamos capazes de uma governança saudável para todos focada no objetivo comum de construir um mundo mais humano e mais fraterno.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Liliane Pereira

POR

Liliane Pereira

Outubro rosa Anterior

Outubro rosa

Aleitamento materno é padrão ouro Próximo

Aleitamento materno é padrão ouro