Impossível não tratarmos de um tema tão especial como o é o aleitamento materno no mês de agosto. Certo é que, por mais bonito que seja o processo de amamentação, com frequência os relatos trazem no seu ensejo uma complexidade grande e uma interação entre a mãe e o bebê.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Dados estatísticos
O aumento do aleitamento exclusivo, para crianças até seis meses, tem aumentado significativamente. Passamos de 3% em 1986 para 45,8% em 2021. Contudo, a meta do Organização Mundial da Saúde (OMS) é chegar em 2025 com 50%, e o Brasil estipulou a meta de 70% até 2030.
Importante lembrar
Quando se fala em aleitamento materno, é preciso considerar o caminho que deve ser desenvolvido pela família. O ato de amamentar é responsabilidade da mãe, mas nutrir a família é dos pais. Por isso, o papel paterno é muito importante e ele pode ser feito, através de uma atitude afetuosa, em assumir as tarefas da casa e cuidar de outros afazeres.
Pense
A amamentação, isoladamente, é um fator que pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. Também reduz a hipótese de desenvolver câncer de mama e de ovários e permite uma interação afetuosa entre a mãe e a criança. O ato de amamentar já traz em si um afeto sentido pela criança.
O caminho percorrido
Em meio a tudo isso, as questões hormonais, a reorganização familiar e a vinda de um novo ser ao mundo são situações que, de alguma forma, abrangem a todos no seio familiar. Então, é preciso ter paciência com o processo de cada um, é preciso olhar o caminho percorrido e perceber que todos são parte desta trajetória.
Vale recordar
Para as mães que não conseguem amamentar por situações alheias à sua vontade, ofereçam a seu bebê todo cuidado, apoio e carinho. Deixem que ele sinta você com ele. As orientações são claras, mas nem sempre são possíveis e, por isso, procurar ajuda é uma forma de cuidar-se também.
Ademais
O Hospital Casa de Saúde oferece uma consultoria em amamentação que é promovida pela equipe interprofissional da maternidade. Cada família em processo de gestação pode participar destes encontros e, assim, estar se preparando para esse momento incrível de gerar. Para aquelas que já estão amamentado, são sempre bem-vindas para colaborar e incentivar umas às outras.