Foto: arquivo pessoal
Depois do presidente estadual do União Brasil, Luiz Carlos Busato, fazer o convite oficial na noite de quinta-feira (20), o ex-prefeito José Farret confirmou, nesta sexta-feira, que irá ingressar no partido, resultado da fusão entre PSL e Democratas, e que será candidato a vice nas eleições de 2024 à prefeitura. “Recebi o convite do deputado Busato e é certo: me filiarei ao União Brasil e serei, sim, o vice de Valdeci (Oliveira). Está definido! Mais uma vez venho para somar pela cidade e não dividir”, afirmou Farret com exclusividade à coluna. “Quero ajudar o Valdeci, que já fez muito por Santa Maria”, acrescentou ele, destacando que “o convite foi feito efetivamente há um mês” pelo deputado estadual petista para a dobradinha.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Valdeci, acompanhado do presidente do PT local, Sidnei Cardoso, jantou com Busato, na noite de quinta-feira, após o presidente estadual do União Brasil deixar o apartamento de Farret. Junto, estava Marcelo Bisogno, ex-vereador e ex-presidente do PDT, também convidado a se filiar no União. À coluna, ele confirmou o convite e disse ter ficado “lisonjeado”, enfatizando que avaliará o assunto com seu grupo. Entretanto, os boatos apontam que Bisogno deve mesmo ir para o União Brasil e se tornar presidente da legenda na cidade. “Marcelo é meu candidato”, disse Farret sobre o futuro comandante do UB em Santa Maria, indicando que o pedetista deixará mesmo a sigla de Leonel Brizola. O ex-prefeito e Bisogno são muito próximos e, inclusive, o ex-vereador acompanhou a visita de Busato ao apartamento de Farret.
Recentemente, a cúpula estadual do União Brasil decidiu romper com o governo Jorge Pozzobom (PSDB) e deu um ultimato para os filiados deixarem o Executivo sob o argumento de os projetos são diferentes. Nesse grupo, entre outros, está o vice-prefeito Rodrigo Decimo, o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, Jair Binotto, por enquanto presidente do União, além do vereador Manoel Badk, Maneco. O grupo se reuniu e decidiu permanecer na prefeitura e na sigla, aguardando um comunicado oficial. Na passagem por Santa Maria, Busato nem conversou com as lideranças que estão no Executivo, já que foi determinação da direção gaúcha e União estará com o PT. E Decimo deverá ser o candidato à sucessão de Pozzobom.