data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Fabiano Marques, Especial (Diário)/Terceira faixa, no sentido São Sepé-Santa Maria, está sendo construída do supermercado Feltrin até o Trevo da Uglione
Iniciada em janeiro, a construção da terceira faixa da BR-392, no sentido São Sepé-Santa Maria, deve ficar pronta até o final de abril ou os primeiros dias de maio, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A construção da pista extra, num trecho de 1,4 km, entre o supermercado Feltrin e o Trevo da Uglione, deve reduzir os congestionamentos, para os motoristas que vêm de São Sepé ou do sul do Estado, ao chegarem a Santa Maria. Boa parte da terceira faixa já foi pavimentada e só falta a sinalização. O restante deve ser asfaltado em breve.
A conclusão da obra agora será importante porque, com o auge da safra de grãos, deve permitir que muitas carretas que vêm do porto de Rio Grande em direção ao Norte, Oeste e Noroeste do Estado façam o trajeto em menos tempo, liberando também o tráfego para os demais motoristas que precisam passar pelo trecho. Em anos anteriores, nesta época do ano, os congestionamentos no sentido São Sepé-Santa Maria chegavam a passar de dois ou três quilômetros de extensão no local, fazendo com que os motoristas levassem de 30 minutos a uma hora para fazer esse pequeno trajeto. Isso tudo prejudica o transporte da safra e os moradores locais, que andam ali de carro ou de ônibus.
Ainda de acordo com o Dnit, até o final de abril também deve ficar pronto o trevo alongado em frente ao supermercado Feltrin. No local, a nova pista já foi pavimentada. Com isso, para quem vem de São Sepé para Santa Maria, o tráfego será desviado para a pista à direita para que, no canteiro central, sejam permitidos retornos e acessos às ruas antes e depois do supermercado: são as ruas Cesar Trevisan, José Sangoi, Adelmo Genro Filho e Rua das Crianças. Isso deve reduzir o risco de acidentes no local, já que evitará que os motoristas precisem cortar as duas pistas para entrar nos bairros Tomazzetti e Lorenzi. Esse trevo será iluminado. Os postes já foram instalados no local.
A liberação do tráfego pelo novo trevo alongado e pela nova terceira faixa devem ser feitas ao mesmo tempo. O custo total das obras é de R$ 2,7 milhões.