Deni Zolin

Serão lançadas até capas para bancos de carros e ônibus capazes de matar o coronavírus

18.306

Além do tecido criado pela empresa paulista Nanox, capaz de matar o coronavírus, outra fabricante com sede em São Paulo, a Rhodia, também lançou no mercado um fio têxtil de poliamida com efeito permanente contra o vírus que provocou a atual pandemia. Segundo a Rhodia, o produto chamado Amni Virus-Bac OFF elimina não só o coronavírus, mas também os vírus da gripe e da herpes. O interessante é que já há empresas no país prevendo seu uso para fazer capas para bancos de carros e de ônibus, e até mesmo para forrar os corrimãos do transporte coletivo, onde há maior risco de contágio. A previsão é que, em breve, será possível comprar capas com esses tecidos para forrar os bancos dos automóveis.

Região terá muita chuva, mas não deve ser afetada diretamente por ciclone nesta semana

Além disso, a startup Nanox já informou ter sido procurada por empresas de móveis, que querem usar a tecnologia para produzir mesas e outros mobiliários com superfícies que matem o coronavírus. Se conseguirem isso, será outro avanço na tentativa de frear essa pandemia - afinal, não se sabe até quando ela vai assombrar o mundo. A Nanox já estava fazendo parcerias com fábricas para que seu tecido, com capacidade de manter 99,9% dos vírus, seja utilizado em máscaras e jalecos para médicos e profissionais da saúde. A expectativa é que ele suporte até 30 lavagens e ainda mantenha as propriedades de exterminar o vírus que entra em contato com o tecido. O custo seria semelhante ao dos demais tecidos, diz a empresa.

Essas novidades não vão acabar com a pandemia nem significam que devemos descuidar das medidas de higiene e prevenção, mas mostram como os brasileiros, por meio da ciência, têm lutado para frear essa doença. Além disso, revelam, ao menos, que é possível termos esperança de que dias melhores virão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Indústria de Santa Maria não demitiu durante a pandemia e segue exportando Anterior

Indústria de Santa Maria não demitiu durante a pandemia e segue exportando

Prefeitura libera funcionamento de novas capelas funerárias na Avenida Hélvio Basso Próximo

Prefeitura libera funcionamento de novas capelas funerárias na Avenida Hélvio Basso

Deni Zolin