Reportagem do site G1 aponta que, um ano após a ativação da rede de celulares 5G no Brasil, pelo menos 315 cidades já têm a tecnologia em operação. A matéria traz um mapa indicando os locais de todas as antenas já em funcionamento. Aqui no Rio Grande do Sul, a rede 5G já está funcionando em Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas, Caxias do Sul, Gramado, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas, Gravataí e Viamão, com antenas de várias operadoras.
Em Santa Maria, o mapa indica que há 16 antenas de 5G, todas da operadora Vivo. São três perto da UFSM e Camobi, mais de 10 na área central da cidade e uma em cada um desses bairros (Boi Morto, Urlândia, Nonoai e Patronato). Porém, o sinal varia muito de local para loca. Há relatos de usuários que têm celular 5G em Santa Maria, mas que desativaram essa rede porque, nos locais em que precisaram usar, o sinal era fraco e ainda compensava usar o sinal 4G.
Na sexta-feira passada, durante cobertura da visita do presidente Lula a Viamão, o sinal 5G funcionou bem em parte da cidade, com alta velocidade e rapidez para transmitir vídeos. Saindo de Viamão para a Freeway, a rede 5G caiu e nem a 4G funcionava direito – já em Eldorado, nem o 4G conseguia transmitir grande quantidade de dados. Ou seja, ainda será preciso muito investimento em novas antenas para a tecnologia ficar confiável.