Deni Zolin

Santa Maria já tem rede de telefonia 5G, mas com apenas uma operadora

Santa Maria já tem rede de telefonia 5G, mas com apenas uma operadora

Reportagem do site G1 aponta que, um ano após a ativação da rede de celulares 5G no Brasil, pelo menos 315 cidades já têm a tecnologia em operação. A matéria traz um mapa indicando os locais de todas as antenas já em funcionamento. Aqui no Rio Grande do Sul, a rede 5G já está funcionando em Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas, Caxias do Sul, Gramado, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas, Gravataí e Viamão, com antenas de várias operadoras.

 
Em Santa Maria, o mapa indica que há 16 antenas de 5G, todas da operadora Vivo. São três perto da UFSM e Camobi, mais de 10 na área central da cidade e uma em cada um desses bairros (Boi Morto, Urlândia, Nonoai e Patronato). Porém, o sinal varia muito de local para loca. Há relatos de usuários que têm celular 5G em Santa Maria, mas que desativaram essa rede porque, nos locais em que precisaram usar, o sinal era fraco e ainda compensava usar o sinal 4G.

 
Na sexta-feira passada, durante cobertura da visita do presidente Lula a Viamão, o sinal 5G funcionou bem em parte da cidade, com alta velocidade e rapidez para transmitir vídeos. Saindo de Viamão para a Freeway, a rede 5G caiu e nem a 4G funcionava direito – já em Eldorado, nem o 4G conseguia transmitir grande quantidade de dados. Ou seja, ainda será preciso muito investimento em novas antenas para a tecnologia ficar confiável.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

deni.zolin@diariosm.com.br

Grupo Sacyr vai contratar mais 600 trabalhadores e chegará a mil para duplicar a RSC-287 Anterior

Grupo Sacyr vai contratar mais 600 trabalhadores e chegará a mil para duplicar a RSC-287

Daer dá mais prazo para projeto de duplicação da Faixa Nova Próximo

Daer dá mais prazo para projeto de duplicação da Faixa Nova

Deni Zolin