Deni Zolin

Grupo Sacyr vai contratar mais 600 trabalhadores e chegará a mil para duplicar a RSC-287

Grupo Sacyr vai contratar mais 600 trabalhadores e chegará a mil para duplicar a RSC-287

Com a previsão de iniciar a duplicação da RSC-287 em setembro, devem ser gerados 600 novos empregos nos próximos meses na Construtora Sacyr, segundo o diretor geral da Rota de Santa Maria, Leandro Conterato.


– Na Rota, temos mais de 350 funcionários diretos. E a construtora Sacyr, que faz e fará todas as obras pesadas, tem mais de 400 funcionários. A ideia é que agora, iniciando as obras de duplicação, esse efetivo passe de 400 para 1 mil funcionários – diz o diretor.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Segundo a assessoria das duas empresas, do grupo espanhol Sacyr, durante todo o ano são aceitos currículos para concorrer a vagas que serão abertas. Os currículos devem ser enviados para o e-mail [email protected] ou via WhatsApp, no (51) 98025-1167.

Nesse momento, não há vagas em aberto, mas os candidatos já podem mandar seus currículos, já que a seleção de novos empregos serão aberta nos próximos meses.


O grupo espanhol Sacyr já fez o aporte de mais de R$ 300 milhões na Rota de Santa Maria e obteve financiamento de R$ 900 milhões do BNDES para garantir as obras de duplicação da rodovia, além das outras melhorias previstas no contrato com o governo estadual.


A DUPLICAÇÃO

O diretor-geral da Rota de Santa Maria, Leandro Conterato, estima que as licenças do Estado e da Fepam para iniciar a duplicação da RSC-287 sejam dadas em agosto. Com isso, a tendência é que, até setembro, as obras comecem, para duplicar inicialmente os trechos urbanos de Tabaí e Santa Cruz do Sul.


– As obras de duplicação estão pendentes de duas questões: aprovação de projetos e de autorização de início das obras pelo poder concedente (Estado) e obtenção da licença de instalação por parte da Fepam, que autoriza o início das obras. Os dois processos estão andando muito bem, dentro de seu prazo normal, e a expectativa é que em torno do mês de agosto a gente tenha essas autorizações. A partir disso, a gente consiga mobilizar as frentes de obras.


Segundo ele, a previsão é terminar a duplicação dos primeiros trechos até agosto de 2024.


– Contratualmente, temos a obrigação de entregar as primeiras obras, que são as travessias urbanas de Tabaí e Santa Cruz, no ano 3 da concessão (até agosto de 2024). Depois, temos as outras travessias urbanas, o que inclui Santa Maria (1,5 km a partir do Trevo do Aeroporto até a Base), que no ano 4 serão entregues. É muito provável que em 2024 a gente esteja executando essa obra em Santa Maria para concluir até a metade de 2025. A partir daí, os trechos rurais nos anos 5, 6 em diante.


Conterato diz que, assim que as duplicações urbanas de Tabaí e Santa Cruz forem concluídas, as equipes devem duplicar os trechos rurais na sequência, não esperando para iniciar essas duplicações a partir de 2027 e concluídas até 2030, como prevê o contrato. O plano é tentar duplicar os 130 km da RSC-287, de Tabaí até Novo Cabrais, até 2027.


Até agosto, a Rota vai concluir as duas primeiras terceiras faixas na saída de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rota espera receber licenças em agosto para iniciar duplicação da RSC-287 Anterior

Rota espera receber licenças em agosto para iniciar duplicação da RSC-287

Santa Maria já tem rede de telefonia 5G, mas com apenas uma operadora Próximo

Santa Maria já tem rede de telefonia 5G, mas com apenas uma operadora

Deni Zolin