Deni Zolin

Pimenta promete concluir obra da Travessia ainda este ano; DNIT busca uma solução

Pimenta promete concluir obra da Travessia ainda este ano; DNIT busca uma solução

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Durante visita a Santa Maria, o ministro da Secretaria de Comunicação da presidência, Paulo Pimenta (PT), voltou a afirmar que a obra da Travessia Urbana será concluída ainda este ano. Ele disse que a construção está de 97% a 98% pronta e que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está buscando uma solução garantir a conclusão da obra até dezembro.

A coluna procurou o Dnit, que informou estar atrás tratando de uma solução definitiva para que a obra seja mesmo concluída ainda este ano. Segundo o Dnit, ainda não é possível divulgar o que está sendo planejado, por são trâmites internos que só poderão ser informados após a conclusão desse processo. 

Do que falta ainda fazer na obra, o principal problema é mesmo no Trevo da Uglione, do lote 1 da Travessia, onde é preciso concluir o segundo grande viaduto, um viaduto pequeno na rotatória e a trincheira (pista abaixo do nível do solo). Essas últimas duas obras são complexas e só seriam concluídas até dezembro se o ritmo de obra for bem acelerado e o clima colaborar.

Nos últimos meses, os trabalhos estão praticamente parados no local, que enfrenta escuridão e sinalização precária.

Outros dois gargalos da obra são no lote 2, com outro consórcio responsável. No acesso à Urlândia, a passagem inferior (pequeno túnel abaixo da rodovia) está sendo construída, mas de forma lenta.

Apesar disso, é possível concluir tudo no segundo semestre deste ano. O outro ponto com lentidão é na passagem inferior da Rua Capitão Vasco da Cunha, que teve a segunda das quatro pistas liberada recentemente. 

Falta agora concluir o resto do aterro e asfaltar as últimas duas pistas e também as escavações e pavimentação da parte inferior, na Rua Vasco da Cunha. São obras que também podem ser concluídas facilmente no segundo semestre. Também faltará terminar a passarela do Bairro São João, algumas pavimentações e acabamentos, além da iluminação. 

Esse é um grave problema atualmente, pois vários pontos onde os postes tinham sido ligados, os fios foram furtados há mais de 2 anos e não foram religados, deixando esses trechos bem perigosos à noite.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PGE consegue vitória parcial para tentar liberar a venda da Corsan Anterior

PGE consegue vitória parcial para tentar liberar a venda da Corsan

Rota cobra do Governo indenização de R$58 milhões por serviços Próximo

Rota cobra do Governo indenização de R$58 milhões por serviços

Deni Zolin