deni zolin

Instalação de sistemas de energia solar triplica em 2019 no país

18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Arquivo)

Que a energia solar está em alta, todos sabem. Mas um balanço da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dá uma dimensão mais precisa do expressivo crescimento do setor. Segundo a Aneel, a instalação de sistemas de produção de energia pela luz do sol nos telhados do país triplicou no ano passado. Enquanto, em 2018, foram acrescidas 30 mil instalações nas próprias unidades consumidoras do sistema elétrico, em 2019 esse número chegou a 95,3 mil. Com esses novos equipamentos, hoje funcionam 145,3 mil estruturas que produzem a própria energia por meio da GD (geração distribuída) fotovoltaica.

E a educação, como vai mesmo?

O número é referente apenas à produção local de energia solar (quando a geração é próxima ao lugar de consumo). Ao analisar toda a GD, incluindo a produção compartilhada e remota, o total de instalações feitas só no ano passado chega a 113,2 mil. Se somar tudo que há em funcionamento no país de energia solar pela geração distribuída, chega-se ao total de 171 mil sistemas.

Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) afirmou à Folhapress que o aumento de informações sobre o assunto, o preço mais baixo e o peso da conta de luz impulsionaram esse avanço. Apesar do crescimento, ele diz que o número ainda é muito pequeno.

Fábrica de panetones começa expansão no Distrito Industrial

- Hoje, todo o mercado tem 84,8 milhões de unidades consumidoras. Esse é o nosso potencial, número máximo de unidades que poderiam gerar sua própria energia. Então, 171 mil é 0,2% disso, o que quer dizer que ainda nem começamos - afirma.

Sauaia compara o peso da produção de energia fotovoltaica brasileira ao de outros países quando apresenta esse número. Segundo ele, enquanto o Brasil tem cerca de 2,4 GW de capacidade instalada (somando geração nas casas, fazendas e grandes usinas solares), países menos populosos e menores, como Japão e Alemanha, têm algo em torno de 56 GW e 45 GW, respectivamente. 

Dados do instituto Fraunhofer ISE mostram que, na Alemanha, há 1,7 milhão de estruturas de geração fotovoltaica. Dessas, 1 milhão são referentes a pequenos arranjos solares feitos em residências. Porém, segundo dados do Fraunhofer ISE, hoje 47,3% da matriz elétrica da Alemanha é composta por energia renovável. No Brasil, dados do governo apontam para algo em torno de 83%, contando todas as fontes renováveis, com maior participação das hidrelétricas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Até junho, UFSM terá 1º posto para recarga de graça de carro elétrico Anterior

Até junho, UFSM terá 1º posto para recarga de graça de carro elétrico

E a educação, como vai mesmo? Próximo

E a educação, como vai mesmo?

Deni Zolin