Deni Zolin

Gol confirma plano de voos diretos de Santa Maria para São Paulo a partir deste ano

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Divulgação/Deputado Frederico Antunes (em pé), diretor da Gol e governador Eduardo Leite fizeram o anúncio no Piratini

O sonho de retomada dos voos diretos de Santa Maria a São Paulo está mais perto de virar realidade. O governador Eduardo Leite, o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional no RS, deputado Frederico Antunes, e o secretário estadual dos Transportes Juvir Costella, participaram nesta quarta-feira de audiência com o diretor de Relações Institucionais da Gol Linhas Aéreas, Ciro Camargo, e com o assessor da presidência, Alberto Fajermann. Durante o encontro, os representantes da Gol anunciaram que a companhia tem planos para ampliar os voos no Rio Grande do Sul. 

A intenção, segundo Fajerman, são voos regionais, a partir do segundo semestre de 2021, ligando as cidades de Santa Maria, Uruguaiana, Pelotas e Santo Ângelo, em voos diretos, à capital paulista, e de lá para os demais destinos da companhia. Atualmente, a Gol opera voos desta forma ligando São Paulo e Caxias do Sul e Passo Fundo. Segundo a coluna apurou, a intenção é que cada cidade tenha um voo direto a Congonhas ou Guarulhos, pois não vale a pena partir de uma cidade e fazer escala em outra. E também que sejam usados aviões como 737-700, de 119 lugares, ou o ATR, de 70 assentos. Isso dependerá da capacidade de cada aeroporto. Extraoficialmente, a informação é de que os voos de Santa Maria a São Paulo começariam em agosto e que a Gol está otimista com o aumento dos passageiros nos voos, que já começou a crescer significativamente. Com o início da vacinação, a tendência é que a situação dos voos volte a se normalizar a partir do segundo semestre, com a queda do número de casos de Covid.

- Nosso objetivo é, além de manter os voos existentes no RS, expandir a malha. Queremos crescer mais de 50% no número dos nossos voos em relação ao ano de 2020 - disse Alberto Fajermann. 

MP recorre e quer julgamento da Kiss em Santa Maria

- Temos todo o interesse em ampliar a malha aeroviária no Estado e vamos estudar o que podemos oferecer em termos de parceria, desde que os interesses da companhia sejam conciliados com os do RS, que é o desenvolvimento regional - disse o governador Leite.

- Queremos muito ampliar os destinos do interior para fora do Estado, reduzindo as distâncias para quem aqui empreende ou mora - completou.

O deputado Frederico Antunes destacou que as negociações entre o governo gaúcho e a Gol se iniciaram antes da pandemia e, agora, estão sendo retomadas a partir do encontro de hoje. No final da audiência, o governador Eduardo Leite determinou que as equipes das secretarias da Fazenda e de Logística e Transportes elaborem estudos e projeções dos diferentes cenários em conjunto com o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional no RS, deputado Frederico Antunes e do secretário do grupo de trabalho, Cristiano Guerra.

Enquanto o aeroporto de Santa Maria não for ampliado, obra que está para ser licitada, a prefeitura deve pedir à Anac uma autorização temporária para que a cidade receba voos com o 737-700, de 138 assentos. Se não for possível, será usado inicialmente o ATR, de 70 lugares. O prefeito Jorge Pozzobom está feliz com o anúncio e diz que a provável vinda da Escola de Sargentos do Exército e as Termas do Recanto Maestro foram novos fatores que devem pesar para a Gol lançar esse voo daqui a São Paulo, pois garantirão mais passageiros.

- Isso é maravilhoso para a cidade. E vou enviar esse carta de intenções da Gol ao Exército, pois ter um voo diário até São Paulo também é mais um argumento para a vinda da Escola de Sargentos para cá. Até porque Ponta Grossa e Recife, que estão na disputa, têm voos diretos para São Paulo, e só nós não temos ainda - disse Pozzobom.

A vinda da francesa Atos, de desenvolvimento de softwares, e o plano de expansão da alemã KMW também devem contribuir. Em Londrina, em 7 anos, a Atos já atingiu 500 funcionários.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Instalação de muretas centrais na duplicação da Travessia Urbana causa queixas de moradores Anterior

Instalação de muretas centrais na duplicação da Travessia Urbana causa queixas de moradores

Santa-mariense que vive em Manaus desabafa: 'vários colegas perderam pais em poucos dias' Próximo

Santa-mariense que vive em Manaus desabafa: 'vários colegas perderam pais em poucos dias'

Deni Zolin