Deni Zolin

Falta de diesel e diferença de preço com Exterior devem obrigar alta na refinaria

Falta de diesel e diferença de preço com Exterior devem obrigar alta na refinaria

Foto: Nathália Schneider (Diário)

A nova política de preços da Petrobras está provocando escassez de óleo diesel nas distribuidoras e dificuldades para postos de combustíveis se reabastecerem. Como o litro do diesel no Brasil está R$ 1,08 abaixo do preço internacional, e o da gasolina, R$ 0,74 abaixo, as grandes companhias deixaram de importar esses combustíveis para não terem prejuízo, pois teriam de vender no Brasil abaixo do preço do compra. Esse cenário faz faltar diesel S10 nas distribuidoras, reduzindo as vendas aos postos. Diante disso, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) deve ter reunião esta semana com a Petrobras, em que poderá ser definido um aumento do preço dos combustíveis.

 

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Segundo Claudio Tavares, diretor comercial da Distribuidora Santa Lúcia, a situação preocupa.

– A gente pega combustível da Petrobras e também da Refinaria Riograndense, de Rio Grande, que é privada e já está fazendo preço internacional, mais caro. Daí, a gente faz uma média dos preços para não ter prejuízo. Por isso que o diesel andou subindo em alguns postos – comenta Tavares.


Ele diz que o problema é geral no país todo:

– Postos até de Santa Catarina e Paraná estão nos ligando querendo combustível. Começa a ter desabastecimento de diesel no país. A gente não consegue atender todo mundo. 


Com a previsão de cota dia (quantidade prevista para ser entregue pelas refinarias), temos 10 pedidos de postos, mas conseguimos atender dois. Se um posto pede 50 mil litros de diesel S10, a gente está conseguindo entregar 10 mil ou 15 mil – diz Tavares.



Ele comenta que haverá reunião emergencial da Agência Nacional do Petróleo (ANP) com a Petrobras esta semana para tratar do risco de desabastecimento de diesel. Provalvemente, a estatal vai se obrigar a aumentar os preços, diz Tavares, para evitar um problema mais grave de falta de combustível em todo o país.

 
– Em breve, o agronegócio vai começar a usar mais diesel nas lavouras, e há risco sério de faltar produto. E mesmo que a Petrobras aumente o diesel esta semana, vai levar de 40 a 45 dias para os navios chegarem do Exterior com diesel importado.

 
Na segunda-feira, em Santa Maria, o diesel ia de R$ 4,69 a R$ 5,99, segundo o app Menor Preço.


Situação está no limite, diz Argenta

O presidente da Rede de Postos SIM, Neco Argenta, afirmou à coluna que a situação está no limite.

– Estamos enfrentando um problema de suprimento do diesel S10, porque o Brasil precisa importar, no mínimo, 25% do que consumimos aqui no país. As companhias não têm importado porque há diferença do importado com o que está sendo produzido pela Petrobras em torno de 15% a 20% do preço. As distribidoras não querem importar porque vão acabar tendo prejuízo. Então, as distribuidoras, postos e toda a cadeia estão gastando os estoques de segurança, trabalhando com estoque zero e com uma logística diária. Se seguir assim e a Petrobras não repassar (subir) o preço, talvez venha a comprometer o transporte no país, que depende do diesel S10 – diz.


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