Deni Zolin

Fábrica daqui lança máquina e está entre as com mais registros de patentes do Brasil

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Aproveitando o bom momento do agronegócio, com preços em alta, a fábrica santa-mariense de implementos agrícolas Agrimec lançou uma nova máquina, que será focada no mercado nacional: a Brotas é uma plantadora de cana-de-açúcar, que a empresa afirma ser a mais avançada do mundo, pois faz o processo completo, ao contrário dos demais equipamentos no mercado. A Brotas abre o sulco, transporta a muda, planta, aduba, cobre, compacta o solo e aplica defensivos agrícolas.

O curioso é que, apesar de a nossa região não ter plantio em grande escala de cana-de-açúcar, o empresário Odilo Marion percebeu, durante feiras em São Paulo, que havia potencial para esse tipo de equipamento, já que os produtores da cultura de cana tinham essa necessidade. A partir daí, desde 2009, ele e uma equipe de profissionais da Agrimec vêm desenvolvendo maquinário específico para o setor. A máquina Brotas é a última novidade, sendo uma invenção santa-mariense. Ou seja, a empresa gera empregos e tecnologia aqui para atender mercados distantes, como no Sudeste e Centro-Oeste, além do Exterior.

Total de passageiros de ônibus cresce 12% em outubro, mas ainda acumula queda expressiva no ano

Chama a atenção que, mesmo em tempos de pandemia, a Agrimec mantém 261 funcionários aqui no Distrito Industrial de Santa Maria. Além disso, o nome de Odilo Marion consta na relação do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) de 2019 como um dos empresários que mais depositaram patentes de tecnologia, com quatro pedidos. Ao todo, há sete patentes em análise: três com processo aberto no ano passado, e três em 2018. Segundo a empresa, são produtos de modelos de utilidade para os segmentos canavieiro, florestal e de armazenagem de grãos.

Recentemente, a Agrimec também exportou duas máquinas para o Laos. Já tinham disso vendidas 17 para o Cambodja e três ao Vietnã, totalizando 22 implementos para a região chamada de Indochina.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Infectologista diz que vacina contra a Covid é fundamental, outro acredita que é secundário Anterior

Infectologista diz que vacina contra a Covid é fundamental, outro acredita que é secundário

Cresce 12% o total de passageiros de setembro para outubro no transporte coletivo Próximo

Cresce 12% o total de passageiros de setembro para outubro no transporte coletivo

Deni Zolin