deni zolin

Empresa local tem 8 franquias e planeja abrir outras 10 este ano

18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Após participar de um programa do Sebrae-RS, a Químea Soluções Ambientais, de Santa Maria, passou a se expandir pelo Estado, de 2017 em diante, por meio da abertura de franquias. De lá para cá, já foi para oito cidades e deve abrir em breve também na Capital. Além disso, para este ano, projeta um crescimento bem maior, prevendo a abertura de mais 10 franquias no Rio Grande do Sul e, talvez, em Santa Catarina.

Com menos juízes, tempo médio de ação criminal chega a 8 anos no RS

O empresário Marçal Paim da Rocha, que comanda a Químea, diz que a empresa é a primeira franquia na área ambiental do Brasil. Ela começou em 2003 e, no início, ficou instalada na Incubadora Tecnológica da UFSM. Em Santa Maria, ela tem hoje 25 funcionários e atua em três áreas: em projetos de licenciamento ambiental e assessoria na área para empresas; em programas de qualidade, tratamento e monitoramento de água para empresas e condomínios; e no controle de pragas para shoppings, indústrias e empresas. Além disso, administra o programa DestineMe, que recolheu 15,5 toneladas de lixo eletrônico junto com parceiros em 2019.

Porém, as franquias das cidades de Rio Grande, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Santa Rosa, Erechim, Canoas e Horizontina têm focado basicamente em fazer projetos para área ambiental (na foto, Marçal, à esquerda, com os franqueados).

Rodoviária tem queda de 10% no número de passageiros em 2019

- Já temos profissionais de São Paulo, Bahia e outros Estados interessados em abrir franquias lá, mas optamos em expandir primeiro no Rio Grande do Sul e indo aos poucos, com os pés no chão - comenta Paim, lembrando que todo novo franqueado precisa ficar pelo menos uma semana treinando em Santa Maria antes de abrir a franquia.

Boas ideias daqui sendo "exportadas" para o país
Até poucos anos atrás, Santa Maria e cidades da região viraram berço de oportunidades só para quem queria abrir aqui franquias de grandes marcas nacionais e até internacionais. Com o crescimento da economia, ocorreu uma "invasão" de novas franquias no Centro do Estado.  

10 milhões pagam Imposto de Renda, mas deveriam ser isentos

Porém, que bom que, com apoio de projetos como o do Sebrae, várias empresas locais passaram a se preparar para virarem franqueadoras. São empreendimentos de sucesso e com boas ideias que agora estão expandindo para todo o Estado e até para o resto do país. Entre elas, estão marcas como Químea, Delivery Much, Espetiño e Linguaçaria Premium.

Esse surgimento de franquias locais é importante para fortalecer as empresas de Santa Maria e até para gerar mais empregos aqui, pois as franqueadoras precisam manter funcionários específicos para dar o suporte aos franqueados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sem subsídio, tarifa dificilmente cai Anterior

Sem subsídio, tarifa dificilmente cai

Com menos juízes, tempo médio de ação criminal chega a 8 anos no RS Próximo

Com menos juízes, tempo médio de ação criminal chega a 8 anos no RS

Deni Zolin