Para homenagear Medianeira, Câmara aprova troca de feriado em Santa Maria

Para homenagear Medianeira, Câmara aprova troca de feriado em Santa Maria

Foto: Beto Albert (Diário)

A proposta apresentada pelo arcebispo metropolitano Dom Leomar Brustolin de mudar de data um feriado municipal religioso de Santa Maria virou projeto de lei da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores e foi aprovada, ainda nesta terça-feira (27), em duas sessões. Foram 17 votos a 3, com uma ausência. Com isso, o dia 8 de dezembro deste ano será o último em que será feriado pela padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A partir de 2025, Santa Maria terá dia 15 de agosto como feriado municipal, em homenagem à Coroação de Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho, e o 8 de dezembro não será mais data de descanso a partir do ano que vem. Porém, Conceição seguirá sendo padroeira de Santa Maria.


A aprovação foi bem recebida pelos presidentes de duas entidades empresariais da cidade. Tanto o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) quanto a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apoiam a mudança de data.

 
O presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa, disse que a entidade não havia sido consultada previamente pelo arcebispo e pela Câmara, mas opina que será uma mudança positiva para o comércio de Santa Maria.


– Foi tema da nossa reunião essa mudança que está sendo proposta. A diretoria entendeu que é positiva a mudança porque ficamos com dezembro livre. Qualquer feriado para nós, é ruim. Mas tirando de dezembro e trazendo para um mês mais fraco de vendas, em agosto, é melhor. Até porque no último trimestre, temos muitos feriados – diz Costa.


O presidente da CDL Santa Maria, Márcio Rabelo, diz que a entidade também é favorável a essa alteração de data. Segundo ele, sob o ponto de vista religioso, o feriado para Medianeira renova e reforça a fé dos fiéis.


– Em primeiro lugar, a coroação de Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho, assim como já acontece com a Romaria da Medianeira, tem grande potencial de atrair turismo religioso para a nossa cidade, caso a Arquidiocese realize eventos comemorativos no novo feriado (15/8), trazendo novas oportunidades para a economia local. Em segundo lugar, ter mais um dia útil no mês de dezembro irá contribuir para o incremento das vendas no período de safra para o varejo local, potencializando ainda mais as campanhas de vendas de Natal. Melhorando o potencial de vendas, melhores serão as oportunidades para geração de emprego e renda na nossa cidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

IPTU: boletos de parcelas em atraso devem chegar nas residências dos santa-marienses a partir da próxima semana Anterior

IPTU: boletos de parcelas em atraso devem chegar nas residências dos santa-marienses a partir da próxima semana

A pedido da Igreja Católica, projeto quer mudar data de feriado em Santa Maria para homenagear Medianeira Próximo

A pedido da Igreja Católica, projeto quer mudar data de feriado em Santa Maria para homenagear Medianeira

Deni Zolin