
Foto: Nathália Schneider (Diário)
Esperada há muitos anos, a duplicação da BR-392, na saída para São Sepé, começará a sair do papel a partir em 2024, segundo nova promessa. Essa obra está no pacote que será anunciado nesta terça (24) pelos ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, durante uma live em Brasília (DF).
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Para as BRs 392 e 290, aqui na região, serão investidos R$ 206 milhões, em uma série de obras, que preveem também a construção de terceiras faixas, a recuperação dos 170 km das estradas e a construção de trevos de acesso a Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul.
Essas melhorias fazem parte de um Contrato de Recuperação e Manutenção (Crema), que inclui obras e a conservação pelos próximos cinco anos da BR-392, entre Santa Maria e o trevo com a BR-290, em Caçapava do Sul, e da BR-290, no trecho entre o trevo com a BR-153 (de acesso a Bagé) e São Gabriel. Os trabalhos começam em novembro.
Como ultimamente, a BR-392 recebeu terceiras faixas e obras de recuperação, a prioridade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) será recuperar primeiro trechos em pior condição na BR-290.
Esse contrato prevê que a empresa vencedora da licitação faça os projetos das obras. Por isso, a construtora LCM terá seis meses para apresentar ao Dnit o projeto final de como será a duplicação da BR-392 entre o Trevo da Uglione e o Trevo da Estância do Minuano.
Além de quatro pistas, haverá iluminação e, provavelmente, ciclovia. Perto do acesso à Estância do Minuano, será construída uma rotatória que vai interligar a BR-392 à nova avenida perimetral, que começou a ser construída pela prefeitura e fará a ligação até a Estrada de Pains, perto da Faixa Nova.
Apesar de não estar no projeto inicial, o Dnit tentará duplicar também o trecho entre a Estância do Minuano e o acesso ao condomínio Estância dos Montes nesse mesmo contrato.
A previsão do Dnit é que a duplicação da saída para São Sepé comece na metade de 2024 e leve dois anos. Também deve levar 24 meses para as demais obras saírem do papel, como as terceiras faixas nas BR-392 e 290 e os trevos de acesso a Santa Margarida e Vila Nova.
Passarelas
Quanto a passarelas, o Dnit prepara outra licitação, que deve ser lançada em 2024 e prever a construção de várias passagens para pedestres, sendo três nesse trecho da saída para São Sepé, uma em frente ao residencial Arco Verde (Faixa de Rosário), e outras três na Travessia Urbana: em frente à Planalto, nos fundos do Stock Center e perto da Rua Capitão Vasco da Cunha. Nessa mesma licitação, será prevista a construção de um gradil de proteção para os pedestres na ponte da Garganta do Diabo.
Problema antigo
A duplicação da saída para São Sepé já era para estar pronta, pois em 2015, o Dnit tinha feito licitação, mas a empresa vencedora desistiu de fazer a obra. O trecho, que concentra todo o tráfego de quem mora na região mais o das carretas que vão e voltam do porto de Rio Grande, é um dos mais congestionados e perigosos da cidade.
Além do grande movimento de veículos e pedestres, é muito escuro à noite. Nos últimos anos, uma das pistas, no sentido São Sepé-Santa Maria, foi duplicada entre o trevo do Feltrin e o trevo da Uglione. Porém, não há iluminação nem passarelas, e os veículos passam em alta velocidade.
O que será feito na região com os R$ 206 milhões
- Duplicação da BR-392, entre Trevo da Uglione e Trevo da Estância do Minuano – Deve iniciar na metade de 2024 e levar 2 anos
- Restauração das pistas na BR-392, de Santa Maria até a BR-290, em Caçapava, e da BR-290, entre o trevo da BR-153 (para Bagé) e São Gabriel). Contrato prevê manutenção pelos próximos 5 anos
- Construção do trevo de Vila Nova do Sul, na BR-290
- Construção do trevo de Santa Margarida do Sul, na BR-290