deni zolin

Bolsonaro erra tom. É preciso dialogar com médicos e economistas para evitar mortes pela pandemia e pela crise na economia

Apesar de ser totalmente legítima a preocupação com o caos econômico e social que a pandemia do coronavírus pode provocar no Brasil, o pronunciamento e as falas do presidente Jair Bolsonaro foram desastrosos por ir contra tudo o que a grande maioria dos especialistas da área de Medicina está dizendo para ser feito, não só aqui, mas também no mundo. Vários países estão mandando a população ficar em casa e inúmeras autoridades da área de saúde, que concordam com a recomendação da Organização Mundial da Saúde para seguir com o isolamento nos países afetados, criticaram a fala de Bolsonaro. Será que só o nosso presidente está com a razão? O problema é que ele passa para a população a ideia de que não há perigo, e pode fazer muita gente morrer.

Coronavírus: faltam máscaras e álcool gel em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">


O que Bolsonaro e os críticos do isolamento social talvez não entendam é que os médicos defendem a reclusão para que a curva de avanço dos casos seja mais lenta porque os hospitais não vão dar conta de atender tantos pacientes graves de uma vez só. O vírus vai atingir quase todos, mas o objetivo do isolamento é reduzir a velocidade do contágio e permitir que os hospitais deem conta dos casos graves. Deixar a livre circulação de pessoas, segundo especialistas, pode e está sendo feito em países como os EUA, onde há bem mais UTIs, respiradores e estrutura para atender os doentes graves. Dessa forma, em 15 dias, todo o país seria atingido pelo vírus, gerando uma curva íngreme de aumento de casos, mas com queda rápida também. E são evitados estragos econômicos severos. Mas fazer isso no Brasil seria uma loucura porque o sistema de saúde, já combalido, não vai suportar.

Brasil tem 57 mortes e 2.433 casos confirmados de coronavírus

Só na quarta, a Itália teve 683 novas mortes, chegando a um total de 7.503 vítimas, e Espanha registrou 443 novas mortes, totalizando 3.434 óbitos e já ultrapassando a China. Ou seja, um número já elevado em países com estrutura melhor e que também estão com isolamento social.

O total no mundo passou de 20 mil mortos em 3 meses. Imagine a chacina que será no Brasil se as pessoas não ficarem em casa por um tempo. Daí, vão faltar leitos de UTI até para quem tiver outras doenças, e muitos vão morrer não só de coronavírus. Ou será que a ficha só vai cair se começarem a morrer aqui no Brasil mais de 700 por dia, como está acontecendo na Itália?

Saída depende de diálogo entre médicos, economistas e políticos

Bolsonaro até poderia propor daqui a algum tempo, após entrar em acordo com especialistas e com os governadores, que o isolamento fosse sendo desfeito gradualmente, até voltarmos à normalidade. Mas não agora. Até porque se o país seguir parado mesmo por meses, também poderá haver caos social, com desemprego em massa (fala-se de subir de 12 milhões para 40 milhões), saques, aumento brutal da violência e mortes por outros motivos. Em resumo, o estrago já está anunciado: se ficar o bicho pega, se correr o bicho come. Ou seja, ou muita gente pode morrer ou a economia pode quebrar.

Com seu discurso, Bolsonaro parece jogar para a torcida e buscar apoio dos empresários e cidadãos comuns que, legitimamente, temem por uma quebradeira geral e desemprego em massa. Não só os médicos, mas os economistas precisam também ser ouvidos para buscar alternativas para salvar a economia. Porém, dessa forma como agiu, Bolsonaro vai assumir para ele a responsabilidade pelas eventuais mortes que virão daqui para frente. A mortandade só não vai ser pior porque os governadores e prefeitos não deixarão de fazer o isolamento social, e porque muitos voluntários estão trabalhando Brasil afora.

É uma situação extremamente delicada e que deveria ser enfrentada por todas as autoridades da saúde, da economia e da política com diálogo e responsabilidade, e não com ataques. Serão momentos difíceis, e nenhuma decisão será fácil de ser tomada.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Empresas farão proposta por reabertura, e prefeitura debaterá isso na segunda Anterior

Empresas farão proposta por reabertura, e prefeitura debaterá isso na segunda

Infelizmente, agora sabemos o que é um clima de guerra! Próximo

Infelizmente, agora sabemos o que é um clima de guerra!

Deni Zolin