deni zolin

Ataque dos EUA ao Irã pode impactar o valor dos combustíveis

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Enquanto em 2019 o brasileiro já sofreu com a alta do preços dos combustíveis, 2020 começa com nova ameaça de aumento, mas desta vez, por causa de um fator que parece estar distante da nossa realidade: o ataque dos Estados Unidos que matou um general iraniano, na madrugada de sexta, no Iraque. Parece inacreditável, mas esse caso poderá interferir, sim, no preço que você pagará pela gasolina até nos postos aqui de Santa Maria e região. O motivo: devido ao risco de instabilidades e guerra no Oriente Médio, maior produtor de petróleo do mundo, a cotação do petróleo subiu 4% na manhã de sexta em Londres, mas recuou um pouco e mantinha alta de 3% à tarde.

Como funciona a Tarifa Branca de energia elétrica

Analistas de mercado ouvidos pela Folhapress estão divididos. Enquanto alguns acreditam que a Petrobras já poderá aumentar os preços dos combustíveis nos próximos dias, outros avaliam que levará mais tempo para haver alta ao consumidor, se ela ocorrer.

O mercado de combustíveis diz acreditar que a Petrobras vai esperar antes de definir por reajustes nos preços dos combustíveis para responder à escalada das cotações internacionais após o assassinato do general iraniano Qassim Soleimani na madrugada desta sexta-feira. A expectativa é que a companhia tenha a mesma postura adotada depois dos ataques a refinaria na Arábia Saudita, em setembro, quando esperou por dois dias a definição de novos patamares de preços. Naquela ocasião, o preço da gasolina subiu 3,5% e o do diesel, 4,2%.

Prazo para contribuir com o Imposto Solidário acaba na próxima semana

- O [presidente da Petrobras] Roberto Castello Branco mudou a política de reajustes diários e deve esperar mais um pouco para ver como se comportam os preços internacionais - diz o analista Pedro Galdi, da Mirae Asset Wealth Management.

- Acho que a Petrobras deve aumentar seus preços no início da próxima semana, quando estiver estabelecido novo patamar, sem muita especulação - disse o presidente da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis), Sérgio Araújo.

Repositor de produtos é o campeão em empregos até agora

A Petrobras reajustou a gasolina pela última vez no dia 27 de novembro, com alta de 4%. Já o preço do diesel foi elevado em 3% no dia 21 de dezembro - foi o terceiro aumento em pouco mais de um mês.

Segundo cálculos do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), na semana antes do Natal os preços dos dois produtos custavam mais caro nas refinarias da Petrobras do que no mercado internacional. Araújo diz que agora, no entanto, não há mais margem.

Em entrevista na manhã de sexta, o presidente Jair Bolsonaro reconheceu que os preços estão altos e admitiu que deve haver impactos da escalada das cotações do petróleo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em dezembro, choveu a metade do esperado em Santa Maria Anterior

Em dezembro, choveu a metade do esperado em Santa Maria

Como funciona a Tarifa Branca de energia elétrica Próximo

Como funciona a Tarifa Branca de energia elétrica

Deni Zolin