Foto Beto Albert
Iniciadas em 2019, as obras dos dois grandes viadutos da Uglione chegam ao fim nesta terça (17), quando a segunda estrutura será liberada ao trânsito. A previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é que, ao meio-dia desta terça, o tráfego de veículos seja liberado sobre o segundo viaduto, que terá trânsito em duas pistas exclusivamente no sentido Urlândia-Duque de Caxias. Ele já terá iluminação em LED acesa a partir de agora, segundo o Dnit.
Confirmada a instalação da segunda ponte móvel na RSC-287
Empresa responsável por segurança de boate onde homem morreu nega agressão; confira o que dizem os advogados
A partir do início da tarde desta terça, o primeiro viaduto deixará de ter pista em mão dupla e passará a ter o tráfego somente no sentido Duque-Urlândia, como prevê o projeto. Porém, essa estrutura ainda não terá a iluminação religada, de acordo com o Dnit, pois será preciso fazer adaptações para tentar coibir furtos de fios. Esse primeiro viaduto havia tido o trânsito liberado em 30 de junho de 2020, mas a iluminação não durou muitos meses acesa, devido aos furtos de fios. O Dnit desistiu de repô-los, alegando que não tem responsabilidade de manter a iluminação nas rodovias, pois isso é de competência das prefeituras. Porém, a previsão é só entregar à prefeitura toda a iluminação acesa no final das obras da duplicação, previsto para ocorrer em dezembro.
A liberação do segundo viaduto ainda não resolverá o principal gargalo no trevo da Uglione, que são as longas filas na rotatória. Esses congestionamentos só devem reduzir ou acabar quando a trincheira (pista abaixo do nível do solo) ficar pronta e forem concluídos 100% das obras da Travessia Urbana de Santa Maria, após 10 anos de trabalhos. O novo prazo do Dnit é dezembro. A partir daí, carros e caminhões que fazem o sentido Itaara-São Sepé e vice-versa irão usar a trincheira, não precisando mais parar na rotatória.