Deni Zolin

Estado estuda implantar free flow na RSC-287 para acabar com filas em pedágios

Estado estuda implantar free flow na RSC-287 para acabar com filas em pedágios

Foto Beto Albert

Diante do aumento do fluxo de veículos, que causa lentidão nas praças de pedágio de Venâncio Aires e Santa Maria, Pedro Capeluppi diz que isso exigirá mudanças, como a instalação do sistema free flow também na RSC-287. Segundo ele, a Secretaria de Parcerias já começou a tratar com a Rota a possibilidade de instalar esses pórticos que fazem a cobrança com os veículos em movimento para substituir as praças mais movimentadas, como a de Santa Maria. A alteração depende do interesse das duas partes e de estudos, já que o contrato não previa esse sistema de cobrança.

 
– Um dos principais gargalos é a praça de pedágio e isso a gente pode mudar sem aumentar a tarifa, colocando o free flow – disse.

Perguntas e respostas: como funciona o sistema free flow de cobrança de pedágios

Não há certeza ainda se o free flow será implantado na RSC-287, muito menos previsão de data. Porém, diante da experiência no pedágio da concessão da Serra gaúcha e em outros estados, é uma tendência. 

A Rota disse que o free flow não está previsto no contrato, mas que, diante da evolução da tecnologia, certamente é algo que será avaliado se é pertinente de ser adotado na RSC-287. Porém, ressalta que, para que esse sistema tenha bons resultados, os motoristas precisariam adotar as tags automáticas.

Obra do Memorial da Kiss pode começar em março ou abril, com demolição do prédio

A principal vantagem aos motoristas seria o ganho de tempo, pois não precisariam mais parar nas praças de pedágio. Além disso, no caso da Serra, é prevista uma economia de 5% até 20% nos gastos com tarifa, pois quanto mais usar a rodovia, maior o desconto no valor. Isso será possível pela redução de gastos com funcionários das praças, que deixariam de existir.

Outra possibilidade futura seria a cobrança fracionada, com pórticos de free flow a cada 10 km ou menos. Dessa forma, os motoristas pagariam de forma mais justa, apenas pelo trecho que utilizaram da rodovia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

[email protected]

Supermercado cria caixa Anterior

Supermercado cria caixa "bate-papo" para cliente sem pressa e que quer conversar

Movimento no pedágio de Santa Maria é 39% maior que o previsto para 2023. Confira os números Próximo

Movimento no pedágio de Santa Maria é 39% maior que o previsto para 2023. Confira os números

Deni Zolin