Foto: Bombeiros Voluntários de Agudo
Um incêndio em uma estufa de fumo foi registrado na noite de terça-feira (12), em Agudo, na localidade de Linha Boêmia, que está a 31 km da sede do município. Este foi o terceiro incêndio registrado nas proximidades da cidade em menos de 48h.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Ao todo, cinco integrantes dos Bombeiros Voluntários de Agudo se deslocaram em um caminhão autobomba tanque e em mais uma caminhonete de apoio. Eles utilizaram aproximadamente 1,5 mil litros de água para conter as chamas.
A estufa teve o seu interior consumido. Contudo, a parte externa e as estruturas laterais da propriedade não sofreram danos. Ninguém ficou ferido.
Terceiro incêndio
Na segunda-feira (11), um incêndio causou perda total do tabaco de uma estufa, no interior de Paraíso do Sul, na localidade de Linha Brasileira. Além disso, na tarde de terça, uma nova situação foi registrada no interior de Agudo, na localidade de Linha Teutônia, consumindo o interior de uma estufa de fumo.
De acordo com o presidente da Associação Bombeiros Voluntários de Agudo, Fabiano Cezar do Nascimento, os incêndios são resultado da manutenção errada dos dutos responsáveis pela secagem do tabaco. Ele cita que é comum que alguma folha posicionada na parte de cima caia na direção da plantação durante o processo e, após o contato, gere combustão, queimando as demais.
– Na maioria das vezes, é a manutenção precária dos dutos. É só colocar uma tela, porque se cair uma folha, ela não vai cair em cima da tubulação, que é onde está passando o ar quente – disse Nascimento.
Nascimento ainda afirmou que o período de colheita, entre outubro e fevereiro, costuma ter ocorrências nesse sentido. Outro motivo para os incêndios pode estar relacionado com o aumento da temperatura das estufas para acelerar o processo de colheita.
Leia também