A confirmação, após meses de indefinição, da aposentadoria de Paulo Paim, resolveu um dos problemas do PT gaúcho. Sim, está confirmada a candidatura do santa-mariense Paulo Pimenta ao Senado, fechando um ciclo de seis mandatos de deputado federal.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
E para os petistas da boca do monte, confirma-se o que a todos era óbvio: Valdeci Oliveira, presidente estadual do PT, vai buscar vaga na Câmara, sucedendo Pimenta.
Nem tudo, porém, é festa no petismo santa-mariense. Afinal, há dois pretendentes ao lugar aberto com a mudança de jurisdição de Valdeci. O vereador Valdir Oliveira, o mais votado do partido em 2024, já admitiu publicamente sua pretensão. A mesma ideia é a do também edil, e presidente municipal da sigla, Sidinei Cardoso, o Sidi.
Não se sabe como tudo acabará. Exceto que apenas um concorrerá. Imagina-se que o PT não pretenderá um quase inevitável suicídio eleitoral colocando os dois na urna.
Detalhe importante, ainda que provavelmente não seja decisivo. Embora hoje estejam no mesmo grupo político interno, é notória a ligação de Sidi, por muitos anos o principal representante local de Paulo Pimenta. Como também é impossível desdenhar o fato de Valdir, além de irmão, sempre ter sido muito ligado a Valdeci Oliveira.
Qualquer que seja a decisão, com certeza, os petistas terão de cuidar-se para não se dividir na campanha eleitoral.
JÁ NO MDB... Com certeza, a situação é mais mansa no emedebismo local e regional, depois do último final de semana, quando o partido oficializou, aparentemente unido, a pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza ao Piratini.
Por aqui, diferente de 2020, há unanimidade em torno de Beto Fantinel, como candidato a novo mandato na Assembleia. Como também parece estar bastante claro que o partido vai apoiar, mesmo que seja uma aparente estratégia “betista”, dois nomes à Câmara dos Deputados. Ambos, não obstante as dificuldades de eleição, além de ajudar Fantinel, plantam para o futuro. São eles o vereador Rudys Rodrigues, de Santa Maria, e Paulinho Salerno, ex-prefeito de Restinga Sêca.
Para além de 2026, onde se tem claro que a chance de eleição da dupla não é exatamente a melhor, o pensamento dos dois e da sigla vai além da mera “escolta” ao atual deputado. Antes, se credenciarão para novos voos adiante. Creia, esse pensamento estratégico não é pouca coisa.