Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)
SAGA DA SEDE “B” - Entre boatos e falatório, mesmo que seja difícil saber o que procede (ou não), segue firme a informação (ainda que não oficial) publicada pela coluna em primeira mão na semana passada: a Câmara de Vereadores de Santa Maria terá parte de sua estrutura movida para outro lugar. Até onde as fontes informam ao colunista, a sede da Ulbra, na entrada para o distrito de Boca do Monte, parece ser mesmo o futuro e provisório endereço do Legislativo.
Longe de ser ponto pacífico, ainda há várias pontas soltas: quando será a mudança? Quem vai? Quais setores? Como ficarão os gabinetes? Como se darão os trabalhos administrativos?
Cá entre nós, seria muito interessante que essas respostas viessem dos canais oficiais, e não da rádio corredor. Que se diga: é espaço fértil para a fofoca, mas também traz informações pra lá de úteis, como o leitor já pode conferir por aqui.
EDIS NO AR - Quem acompanha as redes sociais do Legislativo santa-mariense, pode verificar que a TV Câmara tem feito uma série de entrevistas com os vereadores. O programa “Mandato em pauta”, que é novo na grade de programação do canal 18.2, tem como objetivo mostrar (ou ao menos, chegar próximo disso) o que os nobres edis fizeram neste primeiro semestre e, ainda, projeta o que eles aspiram para o semestre final. O “Mandato em Pauta” conta com ancoragem da jornalista Camila Porto.
Luneta
O CAMINHO...
Desde que o governador Eduardo Leite se mandou do PSDB e foi ao PSD, se criou grande expectativa em torno do que seria o espólio tucano no Rio Grande. E o esporte favorito dos analistas tornou-se o caminho a ser tomado pelos outros líderes e filiados do partido de Fernando Henrique no território gaúcho. Imaginava-se que só ficariam alguns deputados e edis que não podem sair, sob pena de perderem o mandato.
...PODE SER FICAR
Aparentemente, a estratégia mudou. Nem todos seguiriam Leite ao PSD. Mais: continua no PSDB um núcleo importante, inclusive a presidente da sigla, Paula Mascarenhas que, em ato recente, lançou-se pré-candidata ao Piratini. Que isso significa, além do interesse óbvio de resguardar mandatos de edis, sobretudo? Resta saber o que acham os líderes nacionais. Não se descarta até uma intervenção da direção nacional. Pois é.
E EM SANTA MARIA?
A nova estratégia dos tucanos ligados a Leite, de continuar no PSDB, com certeza repercute em Santa Maria. Acredita-se, embora nenhum tenha dito o que quer que fosse, que só o secretário estadual Jorge Pozzobom e o prefeito Rodrigo Decimo iriam para o PSD. Edis, obviamente, estão impedidos e ficam. Mas outros líderes, como o presidente Guilherme Cortez e o vice Alexandre Lima, sairão? Então...
GASTOS CONTIDOS
Teoria que se escuta no parlamento municipal: o corte (seletivo, pois “pega” quase só os servidores) de gastos adotado pela direção vem ao encontro do que a prefeitura já vinha fazendo, buscando puxar o freio da gastança. Mas o desdobramento disso virá, positivo ou não, no final do ano, com a escolha da nova Mesa do Legislativo. Esta é que dará o tom do que será o 2026. Será mesmo?
PARA FECHAR!
Se você prestar atenção no noticiário, especialmente nas redes sociais dos protagonistas, vai notar uma enxurrada de deputados forasteiros e seus representantes locais em lindas fotos, apresentando emendas destinadas a obras santa-marienses. Se tiver um tempinho adicional, tenta descobrir quantas vezes esses parlamentares vieram à cidade, desde o início do seu mandato. Se espantará.