Agricultura de precisão e digital na aplicação racional de insumos

Luiz Felipe Silveira Pavão

A agricultura de precisão e digital utiliza tecnologias para monitorar, analisar e gerenciar a variabilidade espacial e temporal dentro dos talhões agrícolas, com o objetivo de otimizar os processos produtivos e o uso de recursos. Ao contrário da agricultura convencional, a agricultura de precisão parte do princípio de que as características do solo dentro do mesmo talhão agrícola não são homogêneas e, por isso, a aplicação de fertilizantes e corretivos deve ser realizada em taxa variável, ajustando-se às necessidades de cada região.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


As etapas para aplicar insumos em taxa variável

A aplicação de fertilizantes e corretivos em taxa variável envolve a execução de sete etapas principais: 1. Coleta georreferenciada de amostras de solo; 2. Análise química das amostras; 3. Interpretação dos resultados da análise química; 4. Geração dos mapas de diagnóstico para cada atributo do solo; 5. Geração dos mapas de prescrição; 6. Importação dos mapas de prescrição no monitor das máquinas agrícolas e 7. Execução da aplicação em taxa variável. Esse ciclo é viabilizado por meio do uso de dispositivos móveis, sistemas GNSS, softwares e plataformas integradas de agricultura de precisão e digital. 


Estudo de caso: aplicação de corretivos na dose e local adequados

A figura apresenta um mapa de prescrição de calcário em taxa variável e um mapa simulando a aplicação em taxa fixa do mesmo insumo. O mapa de simulação destaca regiões do talhão em que o calcário foi aplicado em desperdício, na dose correta ou em dose inferior à necessária. Por meio desse mapa, observa-se que, caso a aplicação fosse realizada em taxa fixa, apenas 27% do talhão receberia a dose correta, enquanto 44% apresentaria excesso de aplicação e os 29% restantes ficariam com deficiência do insumo. Esse resultado evidencia a aplicabilidade da agricultura de precisão e digital como ferramenta de apoio à agricultura sustentável, ao promover o uso otimizado e racional dos insumos.  


O nosso papel 

A Farm 360 – Assessoria em Agricultura de Precisão e Digital é uma startup incubada na Pulsar Incubadora Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que trabalha com o emprego das tecnologias da agricultura de precisão e digital, visando assegurar uma agricultura moderna e, ao mesmo tempo, sustentável. A empresa trabalha com serviços personalizados e inovadores, que permitem gerenciar os recursos de forma inteligente para ampliar a produtividade e rentabilidade das lavouras, garantindo resultados duradouros. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sobre reconhecer que o fim se aproxima Anterior

Sobre reconhecer que o fim se aproxima

Esperança: uma aliança com a espera Próximo

Esperança: uma aliança com a espera

Colunistas do Site