Jaqueline Silveira

TRE refaz contagem e PT assume na Assembleia

18.308

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) refez a contagem dos votos a deputado estadual devido à cassação de Luís Augusto Lara (PTB) e o resultado é uma reviravolta sobre o partido que herdará a vaga. Inicialmente, a cadeira seria do PSol, entretanto, pelos cálculos do TRE, o PT é que ficará com a vaga.

Isso porque os votos de Altemir Tortelli (PT), logo após a eleição, estavam sub judice. Mas, um ano depois, eles foram computados e, com a anulação dos votos de Lara, alteraram o cálculo e, em consequência, o quociente eleitoral. A comunicação foi feita, na tarde de quarta-feira, pelo TRE à Assembleia Legislativa. Assumirá a vaga a suplente Stella Farias (foto). Com isso, o PT se torna a maior bancada da Casa: nove deputados.

Que banho de água fria para o PSol, que estava há uma semana discutindo a indicação do suplente, já que três dos nomes que poderiam assumir a vaga são atuais vereadores: Pedro Ruas e Matheus Gomes, em Porto Alegre, e Jurandir Silva, em Pelotas. Por isso, chegou a se cogitar a possibilidade da psicóloga Alice Carvalho assumir no Legislativo, entretanto, ela não atingiu o quociente eleitoral como suplente para garantir a cadeira.    

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comemorar? Anterior

Comemorar?

Deus está morto? Próximo

Deus está morto?

Colunistas do Impresso