jaqueline Silveira

Schirmer entra na disputa da indicação do MDB para governador

A escolha do candidato do MDB ao governo do Estado ganhou novo capítulo, na sexta-feira, com a inscrição do prefeito Cezar Schirmer para indicação do nome ao Palácio Piratini, e tende causar mais ebulição num partido já rachado.

Depois de o deputado federal Alceu Moreira sair da disputa descontente com o processo de escolha somente pelo diretório, decisão tomada pela executiva estadual, apenas o deputado estadual Gabriel Souza se inscreveu na quinta-feira, quando se esgotou o prazo.
Entretanto, Schirmer encaminhou sua inscrição ao presidente do MDB, Fábio Branco, para a escolha em convenção.

Em entrevista à CDN, Farret reforça sua memória invejável e deixa lição de vida

- Temos assistido em nosso partido, nos últimos meses, um quadro crescente de dificuldades, conflitos e desunião em razão de uma condução equivocada pela prevalência de interesse de grupos, pela terceirização de decisões para forças alheias ao MDB e, agora, pela exclusão das bases que configuram um momento de grave preocupação com o futuro - diz um trecho  da manifestação enviada pelo atual secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: Rodrigo Ziebell (Divulgação)/
Ex-prefeito de Santa Maria encaminhou seu nome ao presidente estadual do partido para a disputa do MDB, porém o prazo já acabou

Schirmer afirmou que não considera o diretório estadual, "o órgão estatutariamente legal para a escolha dos candidatos, e sim a convenção." 

E segue:

- Comunico que minha candidatura será oportunamente registrada quando for realizada prévia, pré-convenção ou convenção com a participação efetiva de quem sempre teve o direito legítimo de escolher e decidir sobre os candidatos do MDB: os convencionais, e não os membros diretório.

Alceu Moreira sai da disputa ao Piratini e Schirmer é cogitado

Presidente do MDB diz prazo de inscrição já encerrou
Em nota, Fábio Branco argumentou que a executiva estadual definiu o diretório como colégio eleitoral para a escolha do candidato do partido ao Piratini.

Além disso, ressaltou que foi lançado edital para a inscrição de candidatos e que só Gabriel Souza se inscreveu no prazo  e que será submetido ao diretório no domingo.
- Respeitaremos as instâncias partidárias acima de postulações individualizadas - afirmou Branco, na nota.

Pelo jeito, o impasse seguirá e terá muita divergência interna.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério Público arquiva denúncia contra vereadora Anterior

Ministério Público arquiva denúncia contra vereadora

Em entrevista à CDN, Farret reforça sua memória invejável e deixa lição de vida Próximo

Em entrevista à CDN, Farret reforça sua memória invejável e deixa lição de vida

Colunistas do Impresso