colunistas do impresso

Santa Maria da Boca do Monte (9ª parte) - Educação

data-filename="retriever" style="width: 100%;">A educação é o setor cerne de nossa cidade. Movimenta um ciclo virtuoso de oportunidades para muitos setores e para a população que habita a nossa região. Isso é a dimensão econômica do fato. Afora isso, a educação é a condição sine qua non da cultura, da evolução humana, da profissionalização e para com o desenvolvimento humano.

 Santa Maria é conhecida por todo esse Brasil por ser a cidade universitária, e de fato o é. Temos um número significativo de cursos, escolas, colégios, faculdades e universidades. Somos também conhecidos por possuir a caracterização de ser a cidade dos "doutores" que, aliás, muito nós honra. Mas não só isso, o setor educacional movimenta muito outros setores por aqui. Destaco a construção civil.

Antes de adentrar na construção civil, é conveniente destacar a importância da educação para com o comércio e serviço local. Ou seja, "ela" é muito agregador para com o nosso fluxo circular de riqueza. Acredita-se, que o multiplicador econômico do setor educacional é extremamente positivo. Cada novo estudante por aqui, este poderá agregar um valor estimado em mais 30% de renda circulando no âmbito municipal. E pode ser muito mais!

Mas, quanto à construção civil é fato que a educação o movimenta. E a causa principal é o movimentado fluxo migratório em busca de moradia por aqui, em busca de uma oferta qualificada de educação. E porque ocorre isso? Os estudantes e os profissionais que labutam na área tem que morar, sendo assim, a primeira grande decisão é decidir de onde residir. Pode ser via aluguéis ou por aquisição patrimonial. A construção civil e a sua cadeia produtiva é o grande gerador de emprego e renda. Portanto, fundamental para mantermos o fluxo natural de riqueza em nossa cidade. Agrega valor a economia de Santa Maria.

Pois então, é evidente que existe uma grande sintonia entre o fator gerador e os outros setores de nossa economia. O setor educacional é a grande força impulsionadora da pungência de mais valor agregado em nossa terra.

Como salientei nos textos anteriores a nossa matriz econômica é de consumo. E a educação é um consumo de serviço. E faz com que outros setores se multipliquem. Imagine uma máquina de lavar roupa, quando ela faz a centrifugação, é isso que o setor faz em nossa economia local. Várias rendas são geradas devido a este fenômeno.

Para finalizar, em um estudo americano sobre educação acredita-se que a "falta de conhecimento e estudo por 3 (três) meses, no seu futuro próximo a diminuição de renda será proporcional..." a educação é importante, tanto para a economia como para com o saber e conhecimento humano.

CONFIRA OUTROS TEXTOS:
Santa Maria da Boca do Monte - 8ª parte

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Existe muita gente chorando de fome Anterior

Existe muita gente chorando de fome

A verdade sobre os processos do ex-presidente Lula Próximo

A verdade sobre os processos do ex-presidente Lula

Colunistas do Impresso