diário da esperança

O profissional do amanhã

Quando se fala em "futuro", "amanhã", "por vir", logo, imagina-se aquele tempo distante, com carros voadores e robôs dominando o mundo. Quando, na verdade, descobrimos a duras penas que o futuro é o dia de amanhã, o futuro foi adiantado. O "por vir" não tem nada a ver com carros voadores, mas com a proximidade.

Logo, o futuro do profissional do amanhã é amanhã mesmo, é semana que vem, é logo. Trago, aqui, pontos importantes no intuito de trazer vida aos objetivos do profissional de um futuro não tão, tão distante assim. A partir desta leitura, reflita e planeje seu amanhã (amanhã mesmo!).

1) Resolução de problemas complexos - O mundo está complexo e ficará mais ainda. Esteja preparado para ser um excelente profissional sabedor da necessidade de resolver o semi-impossível.

2) Pensamento crítico - O futuro exigirá pessoas que consigam pensar além dos limites estabelecidos pelas gerações do passado, e isso é um grande desafio. Esteja preparado!

3) Criatividade - É bem verdade que a tecnologia parece ter estagnado, e de certo modo, até decepcionado (afinal de contas, onde estão os carros voadores que prometeram?). Mas é fato que o profissional do futuro precisará criar o máximo possível. Deve ter capacidade de aprender, desaprender e reaprender sempre.

4) Liderança e gestão de pessoas - O mundo está dividido em 98% x 2%. Onde, 98% representa as pessoas que são comandadas e 2%, refere -se aos comandantes. Sendo assim, opte em treinar-se para equipar esses 2%. Seja um líder de excelência no amanhã.

5) Trabalho em equipe - As Escrituras Sagradas dizem: "Quão bom e maravilhoso é que os irmãos vivam em união?" Salmo 133. Estar em comunidade é divinal. Não se deixe levar pelo isolamento das redes sociais, mas viva um vida comunitária.

Há pelos menos mais cinco características do profissional do futuro, mas, por hora, registramos essas. Insisto que os tempos do por vir estão bem mais perto do que conseguimos imaginar.

"Todo sofrimento psicológico é fictício, porque ou está armazenado na memória do passado ou na imaginação do futuro, porque ambos são apenas ilusórios? o passado já passou e o futuro ainda não chegou. O único momento real é o presente, e, nele, reside a eternidade". Sidarta Gautama, o Buda.

O futuro nunca esteve tão presente em nossas realidades como agora. Assim, planejar o amanhã é estar ciente do hoje. Estudando "o hoje". Vivendo "o aqui". Estando "no agora".

O futuro, logo ali, nos reserva grandes novidades e bênçãos, e, amanhã, já desfrutaremos dele com primazia.

Cultive o seu hoje!

Texto: Arnoldo Machado
Palestrante ativacional e teólogo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jango, a memória e o guardião! Anterior

Jango, a memória e o guardião!

Você não está sozinha Próximo

Você não está sozinha

Colunistas do Impresso