Jaqueline Silveira

Lula e Alckmin oficializam chapa ao Planalto

Impensável, improvável, realidade! A chapa Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin, ex-tucano, foi confirmada, na manhã de sexta-feira, com a presença do ex-presidente e do ex-governador paulista, além dos dois dirigentes máximos de PT e PSB, Gleisi Hoffmann e Carlos Siqueira, respectivamente.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: Ricardo Stuckert (Divulgação)/

Chapa de Lula e Alckmin ao Palácio do Planalto foi anunciada na manhã de sexta-feira

A foto sorridente e já com pose se candidatos de Lula e Alckmin era, para o imaginário de muitos, inviável, justamente, por terem projetos bem diferentes e, principalmente, pelas críticas duras que trocaram, nas eleições presidenciais em que foram rivais. O petista e o agora socialista se enfrentaram na disputa presidencial de 2006, quando Alckmin concorreu pelo PSDB, tradicional adversário do PT. Lula venceu o pleito.

- É plenamente possível duas forças com projetos diferentes, mas com princípios iguais, se juntarem em um momento de necessidade do povo - afirmou Lula, sobre a aliança. Acrescentou que o Brasil "era feliz" quando a polarização se dava entre PT e PSDB, já que, atualmente, não há uma polarização civilizada."

Petrobras anuncia redução no preço do gás de cozinha

Chamado de "companheiro" pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, Alckmin se mostrou à vontade no ato e destacou que "o momento grave" do país exige a união de esforços para "a reconstrução do Brasil."

- Na realidade, não é hora de egoísmo, é hora de generosidade e de grandeza política, de desprendimento e de união. Política não é uma arte solitária - afirmou Alckmin.

E os petistas que torcem o nariz para o ex-tucano, o que farão diante do cenário posto? Lula os dobrará.

Em tempo: essa chapa tem, pelo menos, dois cabos eleitorais: o presidente Jair Bolsonaro (PL), especialmente, pelos seus rompantes e de seus aliados contra a democracia, e o ex-governador João Doria, que, praticamente, empurrou Alckmin para fora do PSDB com seu apetite voraz e dominador, barrando o ex-tucano de concorrer ao comando de São Paulo neste ano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Calçadão de Santa Maria deve ficar pronto só em maio de 2023 Anterior

Calçadão de Santa Maria deve ficar pronto só em maio de 2023

Obra inacabada da Câmara de  Santa Maria será discutida em reunião com MP Próximo

Obra inacabada da Câmara de Santa Maria será discutida em reunião com MP

Colunistas do Impresso