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Foco na gestão administrativa e na valorização dos servidores

A Lei Municipal 6555/2021 produziu importantes e positivas alterações na estrutura administrativa municipal. Nesse sentido, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, assumiu novos desafios. O foco passou a ser ainda mais no planejamento e na execução dos sistemas administrativos de gestão necessários ao funcionamento da administração, na coordenação dos recursos humanos e na saúde e na segurança do trabalhador, visando à modernização e à eficiência administrativa.

No Centro Administrativo Municipal (CAM), podemos citar como ações recentes a nova plataforma legislativa para consulta da legislação, além de melhorias no acesso ao prédio para pedestres, ainda em andamento, e modernização das instalações, como a utilização de solução tecnológica para controle de acesso (catracas eletrônicas), através da leitura do chip de um cartão ou biometria, ação que está em prática desde a última quarta-feira (8). A medida busca oferecer mais segurança e organização no acesso de servidores, prestadores de serviço e contribuintes ao Centro Administrativo Municipal, mediante cadastramento e gerenciamento do controle de entrada do fluxo de acesso interno aos locais, auxiliando, inclusive, na prestação de serviços.

Ainda buscando avançar na sustentabilidade e na redução de gastos, otimizando a aplicação dos recursos públicos, a partir do projeto de eficiência energética do Centro Administrativo Municipal, a atual gestão municipal está licitando um gerador de energia como forma de garantir a continuidade dos serviços essenciais em caso de falhas no sistema de alimentação de energia elétrica. Em breve, deveremos ter, também, a instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia própria, e, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e estudos sobre substituição da frota de veículos a combustão por elétricos com a instalação de totem para carregamento elétrico veicular (eletroposto).

E vamos além. Buscando melhorar a prestação dos serviços públicos, além de capacitação e qualificação dos servidores, a iminente contratação com o IPE-Saúde representa uma valiosa melhoria na vida dos servidores e de seus familiares, sendo um plano economicamente acessível que oferta excelente assistência médica e hospitalar aos seus segurados. Ou seja, está prestes a virar realidade mais um compromisso firmado pela gestão do prefeito Jorge Pozzobom. Pensando nisso, a Prefeitura de Santa Maria dispõe de um novo e moderno espaço para atender a essa nova demanda junto ao Centro Integrado de Atenção à Saúde e à Segurança do Trabalho do Servidor, que já conta com os serviços de medicina do trabalho, perícia médica, engenharia de segurança do trabalho e planos de saúde.

Não há dúvidas de que a busca pela excelência na administração municipal está, necessariamente, atrelada à valorização dos seus servidores públicos, pois cada um deles cumpre importante papel social para alcançar efetivos e eficientes resultados dos projetos e políticas públicas de desenvolvimento da cidade. Nesse sentido, reafirmamos nosso compromisso com a busca por uma gestão eficiente mediante estratégias que promovam o desenvolvimento institucional integral, orientando, acolhendo e qualificando os servidores públicos municipais.

Texto: Marco Mascarenhas
Secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas 

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