opinião

Fake news, eis a questão?



Eis a expressão da moda de hoje. Mas, o objetivo deste texto é fazer uma reflexão sobre o atual momento da nossa sociedade no quesito, informação e conhecimento. De fato, as redes sociais são fenômenos midiáticos sensacionais. No entanto, qual é o impacto disso no meio social? E nos negócios? Na economia?

Recentemente um jornalista britânico ficou 2 (dois) meses sem consultar e usar as redes sociais, apenas lia revistas, jornais e panfletos impressos. Sua conclusão foi que a sua critica, suas reflexões e sua analises "ganharam" mais credibilidade. O fato de ler e reler várias vezes sobre um assunto fez com que o seu cérebro assimilasse mais as ideias e refletisse sobre os temas lidos e estudados. O único senão apontado por "ele" foi a perda do imediatismo da informação.

Pois bem, no mundo dos negócios precisamos às vezes de decisões rápidas, urgentes, isso faz parte do jogo do mercado. No entanto, a tomada de decisão deve ser planejada e com boas analises. De fato, o bom gestor é aquele que se prepara para decidir rápido, mas com critérios e processos bem definidos. E para isso ocorrer precisa-se de muito conhecimento, preparo técnico e uma boa capacidade de filtrar as informações.

Hoje, somos bombardeados de informações, cursos, palestras, oficinas sobre tudo o que está correlacionado com o mundo dos negócios. O desenvolvimento do poder da filtragem é um processo necessário atualmente. A escolha eficiente deve nortear o processo. Analisar é o verbo da moda. E o segundo, seria o planejar. E para isso ocorrer precisa-se de muita dedicação e uma eficiente capacidade de filtrar as informações e os procedimentos adequados para a tomada de decisão.

Pode-se evoluir muito ainda neste sentido. Porém, o mundo dos negócios precisa-se de muito planejamento e de boas análises. A maturidade de uma economia depende muito disso. A evolução de nossas instituições econômicas e sociais também depende disso.

Portanto, prepare-se, critique, analise, planeje, não acredite em qualquer coisa dita nas redes sociais. Busque mais informações sobre aquilo que você está necessitando. Se assessore com bons profissionais e procure sempre fazer o correto e o bem. No mundo dos negócios não há espaço para amadores. Os riscos são inerentes, no entanto, se você é estruturado e organizado os seus resultados serão positivos e os riscos amenizados. Não esmoreça, força e vigor!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O STF e suas oscilações Anterior

O STF e suas oscilações

Viver a Páscoa Próximo

Viver a Páscoa

Colunistas do Impresso