colunista do impresso

Da tração animal ao patinete

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Este texto refere-se a uma experiência inovadora que tive o privilégio de presenciar nos últimos dias, que, aliás, poderá com o tempo mudar totalmente a mobilidade urbana nas cidades. O patinete é um meio de transporte individual, elétrico e muito ágil. E que serve para todas as idades, usando os itens de segurança, é claro.

Pois bem, além do modo dinâmico de transitar nas ruas, avenidas etc. por qualquer cidade, o que mais me chamou a atenção é maneira como se faz o uso deste meio de transporte. Uma sensacional experiência de liberdade, ou seja, você usa o patinete livremente através de um aplicativo e este o desbloqueia. O interessante disso é que os patinetes ficam "livres", isso mesmo nas ruas, prontos para serem usados, basta desbloquear. Interessantíssimo para a nossa realidade, em que somos preocupados com segurança etc.

A forma de liberdade da oferta desse bem é diferente mesmo. Não há postos de controle, nem mesmo funcionários realizando o controle destes meios de transporte. Tudo é controlado por aplicativos e vigiado por programas tipos GPS. O sistema é bem simples. Primeiramente, você precisa de um aplicativo no seu celular. Basta buscá-lo nas principais plataformas digitais. Depois, através da ferramenta, QR Code, se desbloqueia o patinete e você anda por tempo. Ao término deste prazo adquirido, o patinete se desliga automaticamente. Assim, você poderá deixar "ele" em qualquer lugar, sem a necessidade de posicioná-lo em um ponto ou sala comercial. Fica na rua mesmo.

Fascinante a experiência, isso já ocorre em várias cidades do Brasil, como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e também no nosso litoral. Acredito que pela facilidade, a alta mobilidade e a redução de poluição ambiental esse transporte será a tendência nos próximos anos. Imagina a facilidade, por exemplo, na porta da sua casa ter vários patinetes disponíveis para você transitar, ir à escola, trabalho e passear. Uma grande quebra de paradigma para com a mobilidade urbana. Há um detalhe importante: o bom era ter em nossas cidades as ciclovias... Novos tempos exigem novidades tecnológicas e urbanísticas também.

A partir deste exemplo, dos patinetes, no futuro os drones serão outra maneira de se deslocar. Primeiramente, no transporte de pequenas mercadorias e posteriormente no de pessoas também. Existem várias empresas desenvolvendo protótipos disso.

De fato, ao usar e entender sobre esse serviço, fiquei muito satisfeito em perceber que ideias como esta estão sendo ofertadas em nosso meio. Poderá no futuro existir a diminuição do número de automóveis e caminhões no mundo? Acho que sim, no entanto, sabe-se que o melhor é a variedade de opções no transporte. Sem dúvida, há demanda para todos. Mas que o patinete é uma baita inovação e, portanto, transformará o modo de se transportar, isso será uma realidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A que veio a lei anticrime? Anterior

A que veio a lei anticrime?

O DPVAT e a segurança jurídica Próximo

O DPVAT e a segurança jurídica

Colunistas do Impresso