colunistas do impresso

A revolução dos blocos e dos robôs!

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Recentemente tive a oportunidade de participar de um workshop em São Paulo sobre a tecnologia blockchain, que irá inovar os meios de pagamentos no mundo inteiro. Mas o que seria essa tecnologia e como ela irá revolucionar as relações entre as pessoas? Será uma grande transformação no dia a dia das pessoas.

Ao ouvir a apresentação, pensei que eu estava em outro planeta. No entanto, ao conseguir perceber o que seria essa tecnologia, bem como assimilando o seu uso e como ela será útil a vida das pessoas, comecei a entender o que seria. Parece-me que cada vez mais teremos que conviver e mudar os nossos hábitos utilizando-se de novas tendências tecnológicas.

Em suma, a tecnologia blockchain quer transformar todas as operações contratuais e de pagamento de modo digital. Ou seja, ao longo do tempo não teremos mais contratos impressos, papel moeda, cartões e etc. Tudo será de forma digital ou através de token. As operações serão transformações em códigos e esses criptografados e guardados em blocos, isto é, grandes espaços de armazenamento digitais.

Por exemplo, uma operação de pagamento entre indivíduos: se utilizando do blockchain você vai enviar um código para ela apenas. E claro que esse código nada mais é do que uma moeda digital. O interessante disso tudo é que as operações são transparentes e extremamente seguras. Poderíamos dizer que são anti corruptivas. 

Um novo modo está a surgir de fato. Com essa tecnologia, teremos outro modelo de produzir e de ofertar serviços na economia. O ato de comprar mercadorias e serviços será diferente.

Hoje, ela parece distante de nós, contudo, essas operações já estão sendo feitas na China, Europa e na América.

Os robôs estão invadindo nossas vidas. Olha, eles estão chegando! Um novo jeito de viver vai surgir para todos. Considero que, de fato, a tecnologia, se for bem usada, fará uma nova transformação industrial em nosso mundo. Muitos historiadores e estudiosos pensavam que o motor da mudança seria a matriz energética. Hoje, tenho quase a certeza que o motor será o blockchain. Uma nova "Era" está a chegar entre nós e vai mudar muita coisa, inclusive o comportamento humano...


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O ponto de equilíbrio das polícias Anterior

O ponto de equilíbrio das polícias

Não querem ter mais filhos, como antigamente Próximo

Não querem ter mais filhos, como antigamente

Colunistas do Impresso