colunistas do impresso

2022, um ano desafiador e exigente

O ano de 2022, como certeza, será desafiador e exigente. Disso, não tenho dúvidas. Até porque, cada ano que chega traz, além de muitas oportunidades, novas exigências e novos desafios. Pois o mundo, na medida em que avança, complexifica-se e por isso nos pede mais capacitação e lucidez.

Enfrentaremos os desafios de superar a cultura do egoísmo, a cultura do relativismo e do hedonismo, a cultura do virtual, da sociedade líquida e da pós-verdade, cada vez mais presentes e desafiadoras. Enfrentaremos, também, a peste das fakenews, com suas nefastas consequências. Não faltarão os desafios de preservar os valores fundamentais, ameados pelo modernismo, pela ânsia do novo, do rápido e do imediatismo.

Ainda, enfrentaremos a pandemia e suas graves consequências sanitárias, econômicas e sociais. Enfrentaremos, também, os desafios dos desequilíbrios climáticos e meteorológicos onde, em determinadas regiões, há excesso de chuvas e, em outras, a escassez de água.

Somados a esses não pequenos desafios, teremos pela frente um ano eleitoral que exigirá muito discernimento, equilíbrio e respeito. Seremos, com certeza, testados em nosso bom senso e em nossa maturidade.

Esperamos que sempre prevaleça a verdade e o respeito. Esperamos que os radicalismos, se não conseguirmos superá-los, ao menos nunca cheguem a suplantar os valores fundamentais da amizade, da boa convivência e da fraternidade. É importante recordar e tomar consciência que, por mais importante que seja a política, ela nunca deve abalar as relações vitais da família, da amizade e sobrepor-se ao respeito e à dignidade das pessoas.

Somos convidados a encarrar o novo ano com coragem, determinação, esperança e fé. Creio que as melhores formas de enfrentar as dificuldades são a solidariedade e a união. Busquemos superar todo tipo de isolamento e fechemos as portas à solidão, ao mau humor. Busquemos ser otimistas e entusiasta. A vida vale a pena! Os desafios, sabendo enfrentá-los, nos engrandecem e aperfeiçoam. Vivamos cada dia com intensidade.

Portanto, seja o ano de 2022 uma rica oportunidade de crescimento. Para os membros do Movimento de Cursilho, teremos dois belos desafios: celebrar, em nível nacional, o jubileu de diamante, 60 anos de chegada do MCC no Brasil. E, em Santa Maria, jubileu de ouro.

A todos, um abençoado 2022!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

O mar que nos seduz

Próximo

Um ano inesquecível

Colunistas do Impresso