Chuva intensa causa novos alagamentos em Porto Alegre

Chuva intensa causa novos alagamentos em Porto Alegre

Foto: Agência Brasil

A chuva superior a 100 milímetros em 15 horas na capital gaúcha, conforme dados do Cemaden, causou novos alagamentos. Em alguns bairros, a água subiu pelos bueiros, alagando regiões que ainda não tinham sido afetadas. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), explica que o  barro levado pelas cheias das últimas semanas secou, trancando as galerias pluviais, que funcionam no escoamento da água e afirma que o elevado volume de chuva, o acúmulo de lixo nas ruas e redes pluviais e restrições no funcionamento de casas de bombeamento prejudicaram a saída da água, provocando o transborde.


​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Conforme o site do G1 RS foram registrados problemas nas zonas central, Norte e Sul, em bairros como Centro Histórico, Menino Deus, Cidade Baixa, Praia de Belas, Ipanema, Cavalhada, São Geraldo, Moradas da Hípica, Santa Fé, Restinga, entre outros. Não há um levantamento oficial de quantos bairros foram afetados.


Volume de chuva ultrapassa os 100 milímetros em Santa Maria nesta quinta


Diante desse cenário, o governo suspendeu as aulas nas redes pública e privada nesta sexta-feira (24). A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou 86 ocorrências de alagamento, sendo 55 ruas e avenidas bloqueadas totalmente e 23 parcialmente.

A rede Estadual dos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí e Viamão também suspenderam as aulas na sexta-feira.


Número de mortes em decorrência das enchentes aumenta para 163 nesta quinta; 64 pessoas seguem desaparecidas


O Guaíba chegou a sofrer uma elevação de 14 centímetros apenas durante esta quinta-feira, conforme a Agência Nacional de Águas (ANA). Conforme a última atualização da DRHS/SEMA-RS, às 18h, desta quinta, o nível estava em 3,91 metros.


Defesa Civil de Agudo estima que o Rio Jacuí deve chegar nos mesmos patamares da enchente de novembro com as chuvas das últimas horas


Em relação a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A concessionária Fraport informou que ainda não há prazo e que a medida consta em uma portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que proíbe operações de pouso e decolagem no terminal. O aeroporto não recebe voos desde o dia 3 de maio, quando a chuva se intensificou em Porto Alegre.


* Com informações do G1 RS e do Governo do Estado do RS

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Defesa Civil do Pará viaja sete dias com carga de doações para Santa Maria Anterior

Defesa Civil do Pará viaja sete dias com carga de doações para Santa Maria

Novas vacinas contra Covid-19 começam a ser distribuídas no Estado; Regional de Santa Maria vai receber mais de 4,6 mil doses Próximo

Novas vacinas contra Covid-19 começam a ser distribuídas no Estado; Regional de Santa Maria vai receber mais de 4,6 mil doses

Diário de Santa Maria