
Foto: Marlon Borba (Diário)
O Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) lançou uma campanha para arrecadar rádios e pilhas com o objetivo de levar informação às comunidades afetadas pelas chuvas. Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias deixaram milhares de pessoas sem acesso à internet, à telefonia e à energia elétrica.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
As doações podem ser feitas na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), localizada na Rua Professor Braga, número 55, no Centro, e na Reitoria da UFSM, no campus em Camobi. Para quem mora em outras regiões, também é possível contribuir via Pix, com a chave: doeumradio@gmail.com.
Rádio como companhia e fonte de informação
Na última terça-feira (7), o Diário mostrou a história de Alda Lemes, de 88 anos, que, sem acesso à luz e à internet adotou o rádio de pilha como alternativa para acompanhar as notícias sobre a chuva histórica que atingiu a região. De acordo com a professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM e responsável pela campanha, Jaqueline Quincozes Kegler, a necessidade de acesso a informação de utilidade pública é potencializada em momentos extremos como esse.
– A comunicação pelo rádio é importante nesse momento pela infraestrutura, mas também pela simplicidade no formato de transmitir a informação. São informações de utilidade pública, de proteção e de cidadania. Além disso, a comunicação é uma área transversal prioritária em situações como essa, vivemos isso na pandemia e é assim nessa tragédia climática também. Nós não podemos nos limitar a informar apenas pelas redes, porque nem todos têm acesso, nem mesmo em uma situação cotidiana – afirma.
Originalmente, a campanha nasceu na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e foi expandida em Santa Maria. Para que as pilhas e equipamentos cheguem a quem mais necessita, o grupo responsável pela arrecadação realizará um levantamento sobre as regiões mais afetadas pela falta de energia elétrica.
- Aplicativo desenvolvido por engenheiro de Agudo mapeia pedidos de socorro no RS; saiba como ajudar
- Mapa interativo mostra bloqueios em rodovias do Rio Grande do Sul em tempo real
Como ajudar
O que: doação de rádios e pilhas
Onde: Cesma (Rua Professor Braga, 55, Centro) e na Reitoria da UFSM (em Camobi)
Pix: doeumradio@gmail.com
