
Foto: Beto Albert
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um novo alerta meteorológico, na quarta-feira (8), para todo o Estado. Existe a previsão de chuva intensa para Centro, Norte, Nordeste, Vales, Região Metropolitana, Porto Alegre e Litoral Norte.
Esta sexta-feira (10) será marcada por temperaturas mínimas entre 8 ºC e 11°C nas regiões da Campanha e Sul. Segundo a Defesa Civil, por conta da umidade vinda do Norte, juntamente com uma área de baixa pressão, favorece para o retorno das chuvas.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
– Os volumes ficam em torno dos 60 mm aos 90 mm/dia, devendo passar dos 120 mm/dia no Norte, Vales e Serra. Os ventos sopram de leste/nordeste na metade sul e leste gaúcho com rajadas entre 35 e 55 km/h, mantendo o mar agitado e, ao mesmo tempo, dificultando o escoamento da lagoa – explica a Defesa Civil no alerta.
Na segunda-feira (6), a BaroClima Meteorologia publicou um alerta de possibilidade de chuvas excessivas no RS. O aviso compreende a sexta (10) até a terça-feira (14). A situação preocupa, visto que diversos rios já se encontram em níveis acima do normal:
– Não se espera um evento com acumulados tão extremos como o anterior, mas preocupa o elevado risco de repique das cheias atuais e novos transtornos, visto que o solo também se encontra completamente encharcado. É vital e prudente que a população ribeirinha ou já atingida por eventos de inundação, deslizamentos e em áreas de risco, monitore a situação e, caso necessário, procure um local seguro – afirmou o meteorologista Gustavo Verardo.
Confira as temperaturas em Santa Maria
- Sexta-feira (10): mínima de 13°C - máxima de 17°C
- Sábado (11): mínima de 15°C - máxima de 18°C
- Domingo (12): mínima de 12°C - máxima de 15°C
- Segunda-feira (13): mínima de 12°C - máxima de 15°C
- Terça-feira (14): mínima de 8°C - máxima de 14°C
- Quarta-feira (15): mínima de 5°C - máxima de 16°C