Júlio de Castilhos

Júlio de Castilhos comemora 132 anos de emancipação

House D

O município, então chamado de Vila Rica, se emancipou de Cruz Alta em 14 de julho de 1891. (Foto: Anderson Cazorla)


Júlio de Castilhos completa 132 anos de emancipação nesta sexta-feira (14). Em 14 de julho de 1891, quando ocorreu a emancipação, a cidade se chamava "Vila Rica". Finalmente, em 31 de dezembro de 1904, o nome atual foi oficializado em homenagem ao seu ilustre munícipe, que foi jornalista e político. Júlio de Castilhos ocupou o cargo de "presidente", equivalente ao atual "governador", do Rio Grande do Sul por duas vezes.

Na atual gestão municipal, encontra-se o prefeito Bernardo Dalla Corte e seu vice Carlos Alberto Pedroso Rezende que, mesmo durante a pandemia da covid-19 e após enfrentar dois anos de estiagem, conquistou avanços importantes em diversos segmentos de Júlio de Castilhos. 

- Nós, como gestores do município, estamos muito felizes, porque pegamos anos difíceis. Mas não desanimamos e continuamos trabalhando duro no desenvolvimento municipal - destaca o prefeito da cidade, Bernardo Dalla Corte.


Distrito Industrial 

Prefeitura adquiriu um lote de 22 hectares para a construção de um novo Distrito Industrial. (Foto: Anderson Cazorla)


A Prefeitura adquiriu, em março de 2022, um lote de 22 hectares para a construção de um novo Distrito Industrial. E já existe a primeira empresa que irá ocupar uma parte do local: a Agro Bio Energia, uma unidade empresarial produtiva de etanol a partir de milho. Irá gerar, aproximadamente, 2 mil empregos na fase de construção e, posteriormente, cerca de 500 empregos diretos em Júlio de Castilhos. A previsão para início das atividades é para o ano de 2024.

- Com isso, somará valores aos nossos produtores primários, principalmente, os plantadores de milho, porque vão ter mais incentivo para plantar, já que terá uma empresa para consumir o seu produto. Então, nós ficamos muito felizes e estamos vendo que eles estão se esforçando para a construção da indústria - comenta o Prefeito.


Corpo de Bombeiros Militar e infraestrutura municipal

O Corpo de Bombeiros Militar atender, também, as cidades de Tupanciretã, Pinhal Grande e Ivorá dando mais segurança para a comunidade.(Foto: Gabriel de David)


Uma conquista da comunidade foi a vinda do Corpo de Bombeiros Militar. Inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (13), vai atender, também, Tupanciretã, Pinhal Grande e Ivorá dando mais segurança para os municípios.

No interior de Júlio de Castilhos, com objetivo de facilitar o escoamento da produção agrícola e melhorar a ligação entre localidades, houveram reformas em aproximadamente 2000 km de estradas.

Além disso, também teve início a substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED, gerando mais segurança e economia. Outra iniciativa municipal foi a compra de 80 novos containers móveis de lixo.


Saúde e esporte

Para abrigar algumas modalidades esportivas, houveram melhorias no Estádio Municipal Miguel Waihrich Filho(Foto: Anderson Cazorla)


Em obras na saúde, aconteceu a reestruturação e reinauguração da Farmácia Básica Municipal, um grande investimento foi feito na área da odontologia e o início do serviço de tomografia no Hospital Bernardina Salles de Barros. Para o melhor atendimento e deslocamento, foram adquiridas quatro novas ambulâncias, sendo uma delas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Foi criada a Secretaria de Esportes e, através de ações dela, teve início os Jogos Escolares Castilhenses (JEC) com competições de futsal, atletismo, voleibol, handebol, tênis de mesa e xadrez. Ademais, houve a promoção de competições municipais de futebol, futsal, vôlei e a realização de rústica municipal. Para abrigar algumas dessas modalidades esportivas, houveram melhorias no Estádio Municipal Miguel Waihrich Filho.


Educação

Aconteceu a inauguração de quatro salas multimídias nas escolas de Ensino Fundamental da cidade. (Foto: Gabriel de David)


​Um paralelo entre esporte e educação é o Projeto Turno Inverso, que possibilita aos estudantes da rede municipal participarem de esportes no período em que não estão na escola. Aconteceu a inauguração de quatro salas multimídias nas escolas de Ensino Fundamental. Ao todo, foram adquiridos 75 desktops corporativos; quatro home theaters; quatro lousas interativas; 40 tablets; quatro notebook além de todo mobiliário novo. 

Houve, também, a entrega de uniformes e kits escolares para todos os alunos da rede municipal. Em relação à infraestrutura na educação, as principais obras foram no Ginásio Poliesportivo da Escola Cívico Militar Miguel Waihrich Filho, a construção da EMEI na localidade de Val de Serra e a implantação de coberturas em policarbonato em duas escolas da rede municipal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

House Diário

[email protected]

Nexen - Medicina do Trabalho: segurança e saúde no trabalho Anterior

Nexen - Medicina do Trabalho: segurança e saúde no trabalho

Estação Saúde: um espaço criador de oportunidades Próximo

Estação Saúde: um espaço criador de oportunidades

publieditorial