Santa Maria 166 anos

Jean-Pierre, uma vida dedicada ao esporte santa-mariense

Crédito: Gabriel Haesbaert

Jean-Pierre Ávila, uma figura emblemática de Santa Maria, compartilhou sua história de vida entrelaçada com o voleibol e sua dedicação à cidade que chama de lar. Nascido e criado em Santa Maria, Jean-Pierre cultivou uma profunda conexão com a cidade desde tenra idade, moldando sua identidade e suas aspirações ao longo dos anos.

Com formação em Educação Física pela UFSM e uma série de qualificações, incluindo um MBA em Business Intuition e um mestrado em Reabilitação e Inclusão, Jean-Pierre mergulhou de cabeça no mundo do voleibol. Desde os sete anos de idade, quando começou sua jornada como atleta, até sua carreira como técnico, gestor de projetos esportivos e palestrante, o voleibol tem sido o fio condutor de sua vida.

Ao longo dos anos, Jean-Pierre testemunhou e participou de inúmeros momentos marcantes em Santa Maria. Desde seus dias de estudante/atleta no Colégio Centenário até sua contribuição para o sucesso da Associação Voleibol Futuro (AVF), ele deixou sua marca indelével no cenário esportivo da cidade.

Dentre seus feitos, pode-se destacar que, aos 24 anos, foi  técnico das seis equipes por ano do Colégio Centenário: mirim, infantil e infanto-juvenil (masculino e feminino). 

- Tenho orgulho em falar que assumi um desafio e o honrei: como técnico por 19 anos das  equipes do Colégio Centenário, fomos campeões em 95% dos campeonatos disputados,  conquistando títulos inéditos.

Desde sua fundação em 2008, a AVF tem sido a única entidade filiada e ativa de Santa Maria na Federação Gaúcha de Voleibol. Em seus 16 anos de história, um dos grandes marcos ocorreu em 2012, quando Santa Maria conquistou pela primeira vez a 40ª edição dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (JIRGS), garantindo um título estadual inédito para a cidade. A equipe adulta feminina enfrentou diversas equipes gaúchas na competição, culminando na vitória sobre a forte equipe de Passo Fundo na final. Essa conquista possibilitou a representação do Rio Grande do Sul nos Jogos Abertos Brasileiros (JABS) de 2013, em Criciúma (SC).

Em 2014, a equipe adulta feminina da AVF sagrou-se bicampeã ao vencer a equipe semiprofissional de Passo Fundo em sua própria cidade. Mais recentemente, em 2023, a equipe mirim feminina alcançou feitos inéditos para o voleibol de Santa Maria, conquistando três títulos: campeã na categoria bronze do 16º Festival Internacional de Estrela, campeã estadual da Copa Cláudio Braga - série prata e primeiro lugar no campeonato estadual mirim - série prata.

Sua trajetória profissional inclui uma experiência marcante como o único santa-mariense a integrar a comissão técnica de uma equipe da Superliga Masculina de Vôlei, com a Sogipa em Porto Alegre (2010/2011), por convite do renomado técnico Jorge Schmidt. Ao retornar a Santa Maria, contribuiu com inovações para o voleibol local por meio da AVF, tanto em termos de treinamento quanto de gestão e marketing esportivo. Em 2014, organizou a visita da equipe profissional de vôlei feminino de Rio do Sul (SC), única da Superliga Feminina a estar presente em Santa Maria até hoje, com dois jogos amistosos contra a AVF e uma clínica gratuita para crianças da cidade.

Além disso, em 2015, trouxe Bernardinho para palestrar em Santa Maria, em um evento que reuniu mais de 700 pessoas, incluindo empresários, acadêmicos, atletas e pais de atletas. Em 2021, idealizou o Festival Internacional LGBTQIA+ de Voleibol de Santa Maria, unindo o esporte e o orgulho LGBTQIA+, com destaque para a presença da atleta profissional Tiffany Abreu, da equipe do Osasco - SP, como madrinha do evento.


Conheça a história de outras pessoas que levam Santa Maria no coração: 

Dartagnan Luiz Agostini e a defesa da educação

Rusha, semeando saberes ancestrais 

Cláudia Bassoaldo, uma vida dedicada a docência

National Dog: Santa Maria, a cidade do Xis

Beto Pires, Santa Maria, a canção do coração

Érico Flores, representando Santa Maria ao redor do mundo

Amanda, capítulos entrelaçados

Nikelen Witter: “Santa Maria tem esse poder: o de nos mostrar que há um mundo vasto e que nos integramos a ele”

Enéias Tavares, Santa Maria como inspiração

Robson Centurião: paixão pelo futebol e por Santa Maria

Denise Ribeiro não é santa-mariense, mas considera a cidade seu lugar no mundo 

Sonia chegou a cidade já adulta, mas viveu os momentos mais marcantes aqui 

Debora Irineu Gasparetto: "Sou uma santa-mariense apaixonada por minha cidade"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Robson Centurião: paixão pelo futebol e por Santa Maria Anterior

Robson Centurião: paixão pelo futebol e por Santa Maria

Sonia chegou a cidade já adulta, mas viveu os momentos mais marcantes aqui Próximo

Sonia chegou a cidade já adulta, mas viveu os momentos mais marcantes aqui

publieditorial