
Debora Ineu Gasparetto tem uma história de ligação forte com Santa Maria e a data do dia 17 de maio. Nascida na cidade e morava no Bairro do Rosário. Relembra que, na sua época, não existia celulares, redes sociais, e sua infância era regada a sorvete e passeios no Parque Itaimbé. Além disso, adorava os shows que aconteciam no Bombril e frequentava as praças, Calçadão e Universidade para momentos de lazer.
– Sou uma santa-mariense apaixonada por minha cidade que desfrutava de tudo que nela há. Casei em 1999 e fui morar fora da cidade, mas, com raízes e coração sempre aqui, acabei voltando.
Foi nessa volta que, em 2004, nasceu seu filho João Vitor Ineu Paulo Gasparetto. E a data não poderia ser mais significativa: 17 de maio.
– Costumo dizer que a cidade estava em festa no nascimento dele. Tive dores na noite do dia 16 de maio e, no dia 17, acordei muito bem. Era vento norte, havia um silêncio no ar, feriado na cidade e eu disse a meu esposo: “já pensou se nosso filho nascesse hoje?” Foi uma grata surpresa o nascimento de parto normal às 22h15.
Debora conta que a rotina dos aniversários de seu filho é sempre a melhor, pois acaba sendo feriado municipal
– Santa Maria representa o coração do nosso Rio Grande que também faz parte do nosso DNA, pois temos nossa história atrelada junto a cidade. São 166 anos de história ao qual um pedacinho dela nós estamos para contar a nossas experiências, afetos e carinho por tudo o que vivemos e vivenciamos aqui.
Conheça a história de outras pessoas que levam Santa Maria no coração:
- Dartagnan Luiz Agostini e a defesa da educação
- Rusha, semeando saberes ancestrais
- Cláudia Bassoaldo, uma vida dedicada a docência
- National Dog: Santa Maria, a cidade do Xis
- Beto Pires, Santa Maria, a canção do coração
- Érico Flores, representando Santa Maria ao redor do mundo
- Amanda, capítulos entrelaçados
- Enéias Tavares, Santa Maria como inspiração
- Robson Centurião: paixão pelo futebol e por Santa Maria
- Jean-Pierre, uma vida dedicada ao esporte santa-mariense
- Denise Ribeiro não é santa-mariense, mas considera a cidade seu lugar no mundo
- Sonia chegou a cidade já adulta, mas viveu os momentos mais marcantes aqui