Dia do Vizinho, depoimentos de quem já organizou a festa

O Dia do Vizinho está se aproximando. A festa programada para 18 de agosto promete trazer novamente a oportunidade para os moradores de diversas ruas da cidade se reunirem e celebrarem a convivência e a união comunitária.

As inscrições para participar desta edição devem ser feitas até o dia 5 de agosto através do formulário disponível neste link ou pelas redes sociais do Grupo Diário, nos sites diariosm.com.br e bei.net.br.

Cada rua inscrita deve ter um coordenador responsável e dois colaboradores. E as primeiras 40 ruas aprovadas receberão um kit especial com materiais para ajudar na realização das festas. Além da confraternização, haverá um concurso para premiar as ruas mais envolvidas em três categorias: Rua mais solidária, Rua com maior programação e Rua mais decorada e engajada.

Confira alguns relatos de quem realizou a festa ano passado e saiba como preparar sua rua para a celebração:


Liziane Fernandes Brambila

Rua Pedro Figueira, no Bairro São José, contou com muita animação no Dia do Vizinho 2023Arquivo pessoal

"Moro na Rua Pedro Figueira, no Bairro São José. No ano passado, juntamente com algumas vizinhas, formamos um grupo de organizadoras para realizar a Festa do Vizinho. Foi uma colaboração geral, em que cada um ajudou um pouco, e, no final, nossa festa superou todas as expectativas. A programação incluiu brincadeiras para crianças e adultos, cama elástica, música, sorteios e um almoço delicioso com salada de maionese, arroz, galeto, salsichão e saladas. À tarde, tivemos lanche com bolos, cachorro-quente e doces. Houve uma integração incrível entre todos, e a festa se estendeu até tarde. Foi muito divertido, e recebemos muitos elogios dos vizinhos.


Estamos planejando que a Festa do Vizinho deste ano seja tão boa quanto, ou até melhor, que a do ano passado. Estamos muito animadas e esperamos que nossa vizinhança também esteja. A colaboração e o entusiasmo de todos fazem toda a diferença, e temos certeza de que isso não faltará aqui.".


Lilian Branco

Escola de Samba Unidos do Itaimbé foi palco da festa do Dia do Vizinho em 2023Arquivo pessoal

“Moro no Bairro Carolina e organizei a festa do vizinho na Rua Silva Jardim, no bairro Menino Deus, junto à Escola de Samba Unidos do Itaimbé, onde sou secretária e coordenadora de eventos sociais, com o apoio do Bloco das Poderosas. As atividades começaram pela manhã com um café e almoço comunitário. Durante o evento, havia piscina de bolinha e cama elástica para as crianças. Tivemos workshops de skate, capoeira e dança, além de corte de cabelo gratuito. Realizamos uma gincana que foi muito divertida, com entrega de medalhas. O Delivery Much foi um grande parceiro, proporcionando um momento especial com a entrega de brindes. A animação ficou por conta da bateria Pressão N1 e roda de samba. Os vizinhos montaram barraquinhas para vender seus produtos, como salgados, doces, pizzas, bolos, brechó e souvenirs do Bloco das Poderosas.”.


A Rua Silva Jardim ganhou o prêmio de Melhor Programação do ano passado. Magna Luciana da Rosa Tavares também participou e compartilha sua experiência:

"Tivemos um café da manhã maravilhoso, seguido de um almoço com vários vizinhos. Tivemos brechó, pagodes, pula-pula, cama elástica. Foi muito lindo; decoramos a rua e fizemos uma homenagem à vizinha mais antiga. Esperamos este ano fazer uma festa ainda maior, com muitas participações e colaboração de todos.".


Evandro Sturm

Rua Reimar Monteiro de Almeida, no Bairro Pé de Plátano, contou com churrasco na rua ano passadoNathália Schneider

“Sou da Rua Reimar Monteiro de Almeida, no Bairro Pé de Plátano. E a festa do ano passado teve a participação de aproximadamente 40 pessoas. Assamos costelão, carne de ovelha e legumes. Tínhamos chopp, refrigerante e suco. Cada família participante trouxe uma sobremesa; alguns trouxeram bolo, pipoca e rapadura para o lanche da tarde. A festa começou às 10h da manhã e foi até às 20h. A rua foi fechada e a decoração utilizada foi fornecida pelo Diário e pela prefeitura, incluindo bandeirinhas, banner e faixa. Colocamos também gazebos.

Para as crianças, houve brincadeiras, desenhos com giz e pula-pula. Todo mundo gostou da festa. Tivemos também a participação de vizinhos novos, que aproveitaram para se integrar com os moradores mais antigos.”.

O Dia do Vizinho é promovido pelo Grupo Diário e Bei, com apresentação do Panifício Mallet, patrocínio de Pasteur Análises Clínicas e Cauzzo Mais, e apoio de Bartzen Bier e Clube D+.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Corsan adota práticas e inovações socioambientais no Rio Grande do Sul Anterior

Corsan adota práticas e inovações socioambientais no Rio Grande do Sul

Conheça como será o novo empreendimento de 300 milhões de reais da Construtora Jobim Próximo

Conheça como será o novo empreendimento de 300 milhões de reais da Construtora Jobim

publieditorial