doses da coronavac

VÍDEOS: hospitais começam a vacinar os profissionais que atuam no combate à Covid-19

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Anselmo Cunha (Diário)
Lenice Alves Ferreira foi uma das primeiras imunizadas no Husm. Ela trabalha no setor de higienização 

A chegada de um carro escoltado por órgãos de segurança anunciava o momento mais aguardado por profissionais da linha de frente contra a Covid-19 no maior hospital público da Região Central. Funcionários, pacientes e acompanhantes foram até as janelas do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e aplaudiram a chegada das primeiras doses de CoronaVac destinadas à instituição. 


No início da tarde, seis profissionais foram imunizados em um ato simbólico do começo da imunização no hospital. Eles foram escolhidos por representarem as diferentes profissões indispensáveis no combate à pandemia: um médico, um técnico em enfermagem, um profissional da limpeza, um médico residente, um professor e um fisioterapeuta.

População pode tirar dúvidas sobre vacina pela internet e telefone

- É uma alegria muito grande poder vivenciar este momento tão aguardado. Passamos tanto tempo lutando contra o vírus invisível, mas, agora, podemos ter esperança de que estamos vivendo o começo do fim - destaca a superintendente do Husm, Elaine Resener. 

O Husm recebeu nesta quarta-feira 91 doses da vacina. Apesar de baixa, a quantidade foi comemorada pela instituição. De acordo com Elaine, o hospital deve receber cerca de 800 doses desta primeira remessa nos próximos dias.

- O que acontece é que precisamos fazer relatórios bem detalhados para que as doses sejam destinadas ao hospital. Precisamos registrar os dados de todos os funcionários da linha de frente a ser vacinados e, com isso, as vacinas são destinadas para o Husm - explica Elaine. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Anselmo Cunha (Diário)
Paulo Landim é médico residente no

IMUNIZADOS COMEMORAM
O médico residente Paulo Landim foi um dos escolhidos para receber uma das primeiras doses. Ele conta que essa é a primeira vez que ele recebe uma vacina que não foi feita pela mãe, que é enfermeira.

- Desde a minha infância, foi ela quem aplicou todas as minhas vacinas. Dessa vez não foi ela. Provavelmente, vai ficar um pouco enciumada. Mas, foi por um bom motivo - relata.

Com idosos e profissionais da saúde, região começa vacinação

Outra profissional a vacina nesta tarde, Lenice Alves Ferreira trabalha no setor de higienização do Husm. Com a vacina, ela se sentirá mais segura até mesmo para conviver com a família, mas vai seguir mantendo todos os cuidados em relação à pandemia:

- Ficamos um pouco mais tranquilos, porque acabamos trabalhando em um ambiente em que há muitas pessoas contaminadas. Ainda assim, vou continuar sempre usando máscara, álcool gel e tomando todos os cuidados durante o serviço.

Além dos dois, também foram vacinados no Husm a fisioterapeuta Sandra Aires, a médica Edina Stadler Schossler, o professor Eduardo Furtado flores e a técnica em enfermagem Lisandra Ferreira Rossato. 

ALCIDES BRUM
A primeira profissional vacinada no Hospital Alcides Brum, área administrada pelo Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, foi Patrícia Tuchtenhagen, enfermeira que atua no local há um ano e 7 meses e está na linha de frente de combate à Covid-19 desde março do ano passado. 


- A gente fez parte desta caminhada, a torcida era muito grande para que a gente tivesse essa tranquilidade de estar imunizado e voltar para casa sem medo de transmitir a doença para nossos familiares. É uma conquista de toda a nossa população - comemorou.

Para o hospital, foram entregues 647 doses da vacina. Todos os trabalhadores da Ala Covid do hospital serão vacinados. Além deles, os funcionários do Pronto-Atendimento e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Caridade serão imunizados.

- Quem trabalha no PA será vacinado por conta da alta exposição ao vírus. Os da UTI, porque fazem plantão aqui na Ala Covid. Todos, desde os profissionais da limpeza e recepção até os médicos plantonistas terceirizados, receberão doses - explica a médica do trabalho, Isabel Lotti, responsável pela organização da vacinação.

UNIDADE DE PRONTO-ATENDIMENTO

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Três funcionários participaram do ato simbólico do início da imunização na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Os colaboradores selecionados representam os 200 funcionários que atuam, diariamente, no combate à Covid-19.

A primeira integrante da equipe que trabalha na UPA a ser vacinada é uma técnica de enfermagem, que trabalha há 9 anos no local. Maria Marcia de Arruda Coimbra, atua na parte do cadastro e coleta dos exames de casos suspeitos de Covid-19 que buscam atendimento no local. 

Logo após, outros dois funcionários receberam as doses simultaneamente: o médico Augusto Cesar Jennings da Silva Pinheiro, eo funcionário do setor de higienização Carlos Eduardo Rodrigues de Souza. 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estado registra mais 72 mortes por Covid-19 nesta quarta-feira Anterior

Estado registra mais 72 mortes por Covid-19 nesta quarta-feira

Próximo

VÍDEO: distribuição de doses da Coronavac para hospitais começou pela manhã em Santa Maria

Saúde