Foto: Janio seeger (Diário)
Banner que mostra o número de faltantes, no mês, em consultas na unidade fica exposto bem no acesso às salas de atendimento
Uma iniciativa da Unidade Básica de Saúde (UBS) Itararé, que alcançou bastante visibilidade nas redes sociais, deve ser utilizada como modelo para as demais unidades de Santa Maria para chamar a atenção da população em relação a um problema enfrentado há anos pela administração pública: o absenteísmo, ou seja, a ausência dos pacientes em consultas e exames já agendados.
Há três meses, a equipe da UBS do bairro resolveu expor os números à comunidade que frequenta o local através de um banner, que foi colocado estrategicamente próximo à porta que dá acesso às salas de atendimento, como uma tentativa de sensibilizar os pacientes já na hora da consulta.
- Procuramos um modelo na internet, encontramos um parecido e elaboramos este. Pelo que temos observado, está sendo bem efetivo. Já reduziu bastante o número de faltosos, mas não tanto quanto gostaríamos. A gente quer que a população nos ajude, se conscientize e que nos avise com antecedência caso não possa comparecer. Além de ser oneroso para o município, a falta faz com que outra pessoa deixe de ser atendida - destacou Vandrise Scholz, enfermeira-chefe da UBS Itararé.
Posto de saúde faz placar com contagem de pacientes que faltaram a consultas
Em dezembro, 124 pessoas faltaram à consultas e exames na unidade, que costuma atender, em média, cerca de 450 pessoas ao mês. Os números, bastante expressivos, são relativos à consultas em clínica geral, com especialistas, ginecologia, saúde da família, odontologia e também contabilizam os exames de laboratório não entregues e encaminhamentos de exames especializados que nem chegam a ser retirados.
- Tem muitas pessoas que chegam e reclamam que não conseguem consultar, mas muitos a gente chega a agendar e não vêm, não ligam para desmarcar. Não é porque é SUS que pode faltar quando quer e tirar o lugar de quem realmente precisa. Com o tempo, esperamos que os pacientes se acostumem ao processo - relatou Lessandra Backes, coordenadora da UBS.
O trabalho de conscientização da população deve ser intensificado no restante das unidades da cidade, conforme explica a superintendente de Atenção Básica do município, Maria Suzana Lopes:
- As unidades vêm trabalhando com relatórios de faltantes, e esses números irão servir para a gente fazer um planejamento este ano. Uma das coisas que mudamos foi a forma de agendamento. A maioria das unidades já abre a agenda por semana, pois vimos que quanto mais prolongado o agendamento e espera, maior o número de faltantes. Esse é um modelo que devemos continuar usando para que as pessoas entendam o quanto é ruim não comparecer.
A iniciativa é elogiada, inclusive, pelos próprios pacientes que utilizam os serviços da Atenção Básica.
- É um compromisso que as pessoas acabam se responsabilizando e ao faltar elas acham que não faz diferença nenhuma, mas faz. É uma consideração que a gente tem que ter com os funcionários e os outros pacientes - disse a estudante Fernanda Araújo de Almeida, 15 anos, que aguardava por uma consulta na tarde de ontem.
De 1º de janeiro até agora, a UBS Itararé registrou 25 ausências no total, entre consultas do ESF, da UBS e da Policlínica.
AUSÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA EM 2018
Confira, abaixo, as unidades que mais registraram números de faltantes durante o ano:
- PA do Patronato - 9.640 faltantes no PA adulto e 2.483 no PA infantil
- Ruben Noal - 2.411 faltantes na Policlínica e 1.578 faltantes na UBS
- Oneyde de Carvalho - 1.510 faltantes na UBS e 734 faltantes na ESF
- Centro de Diagnóstico Nossa Senhora do Rosário - 1.516 faltantes
- UBS Passo das Tropas - 1.375 faltantes
- Centro Social Urbano - 1.356 faltantes
- CAPS Caminhos do Sol (adulto) - 1.220 faltantes
- CAPS O Equilibrista (infantil) - 1.034 faltantes