Santa Maria registra quatro mortes por dengue em 2024; ações de prevenção são retomadas após fortes chuvas

No primeiro semestre de 2024, Santa Maria contabilizou quatro óbitos em decorrência da dengue. A nova morte foi confirmada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) na tarde de sexta-feira (31). A vítima é uma mulher de 60 anos, com registro de comorbidades. O óbito ocorreu no dia 1º de maio.

Leia também

Nas últimas semanas, outras três mortes foram confirmadas pelo Cevs. A primeira foi de um homem de 74 anos, com comorbidades e que estava internado no Hospital Regional de Santa Maria. Ele veio a óbito em 6 de abril. 

A segunda morte é de um homem de 77 anos, que também tinha registro de comorbidades. O óbito ocorreu em 6 de maio, sendo confirmado no dia 21 de maio. Na última terça-feira (28), foi confirmada a terceira morte por dengue em Santa Maria: um homem de 66 anos, sem comorbidades declaradas e que veio a óbito em 30 de abril no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

Ao todo, Santa Maria tem nove mortes por dengue, sendo que cinco ocorreram em 2023.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Planejamento é retomado após fortes chuvas

Até o momento, Santa Maria emitiu 2.670 notificações de possíveis casos de dengue. Desse número, 1.560 diagnósticos foram confirmados. Conforme a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Seerig, as fortes chuvas interferiram em diversas ações do planejamento executado pela Vigilância em Saúde:

A questão da dengue nos preocupa. Vínhamos com um trabalho contínuo. Trocamos o produto que estávamos usando desde o ano passado e tínhamos um controle mais efetivo, com casos ainda dentro do esperado. Desde o início de maio, com as fortes chuvas, quase não conseguimos fazer trabalho de campo com os nossos agentes de endemia. Choveu muito e isso dificultou o nosso monitoramento.

Além das vistorias que são realizadas desde o início do ano, Ana Paula citou as ações de pulverização de inseticida em regiões da cidade. Em março deste ano, a prefeitura contou com o apoio do Exército Brasileiro e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para intensificar o trabalho

O produto, que estamos usando e que é biológico, tem uma ação residual de 45 a 60 dias. Então, quase tudo que fizemos no mês anterior foi perdido, porque um pouco de chuva em cima do produto é benéfico até porque vai até alguns lugares que a equipe não conseguiu chegar. Entretanto, da maneira e quantidade que choveu, infelizmente, tememos que o produto tenha sido totalmente ‘lavado’ – comenta a secretária. 

Nas últimas semanas, o planejamento da Vigilância em Saúde foi retomado nos bairros de Santa Maria. A expectativa da secretária é de que as ações de prevenção contribuem para a redução nos números:

– A tendência é de que, com o frio, o número de casos diminua. Geralmente, isso acontece. Mas ainda nos preocupamos com relação a esses dias pós enchentes. Neste momento, percebemos que houve aumento. Também tivemos óbitos durante período. Então, estamos vigilantes. Com o retorno do sol, voltamos com os trabalhos. A ideia agora é que isso [a retomada das ações] possa refletir, junto com o frio, na diminuição dos casos de dengue no município.

Dengue em Santa Maria

  • Nº de notificações – 2.670
  • Casos confirmados – 1.560
  • Em investigação – 48
  • Casos inconclusivos – 150 
  • Descartados – 912
  • Óbitos – 4

Dados atualizados em 31 de maio de 2024

Fonte: Painel Estadual de Casos de Dengue

Sintomas

Ao apresentar sintomas característicos de dengue, procure atendimento médico. São eles:

  • Febre alta com duração de dois a sete dias.
  • Dor atrás dos olhos
  • Dor de cabeça
  • Dor no corpo e nas articulações
  • Vômito
  • Diarreia
  • Mal-estar geral
  • Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Doenças com sintomas semelhantes exigem triagem no atendimento, alerta Fiocruz Anterior

Doenças com sintomas semelhantes exigem triagem no atendimento, alerta Fiocruz

Número de óbitos por dengue sobe para 205 no Rio Grande do Sul Próximo

Número de óbitos por dengue sobe para 205 no Rio Grande do Sul

Saúde