alerta

Santa Maria confirma primeiros casos de dengue em 2022

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Trabalho de coleta de amostras de água para controle da dengue

Santa Maria confirmou os dois primeiros casos de dengue em 2022. A informação consta no boletim epidemiológico de arboviroses atualizado pela prefeitura, que aponta ainda mais um caso suspeito da doença e outros dois casos suspeitos de chikungunya.

VÍDEO: Vigilância Ambiental faz buscas por focos do mosquito transmissor da dengue

Um dos casos confirmados é de uma moradora do Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, e outro, de um homem residente do Centro, mas que passa a maior parte do tempo no Bairro Camobi. A Vigilância Ambiental atua no combate ao mosquito Aedes aegypti nessas áreas para conter a disseminação viral.

- À medida que os casos são notificados, já fazemos um trabalho de prevenção. Com o resultado, intensificamos ainda mais nessas áreas - garante o coordenador da Vigilância Ambiental, Denoide Samuel Mezeck.

No ano passado, o município registrou mais de 60 casos da doença. Em 2020, Santa Maria viveu um surto histórico, com 233 casos confirmados. 

NOVA ESTRATÉGIA 
Na sexta-feira, o Centro Estadual de Vigilância Sanitária (Cevs) recebeu 100 palhetas de armadilhas para coletas de ovos de Aedes aegypti. O material será usado em um projeto piloto em São Nicolau, no norte do Estado. Até agora esse monitoramento era realizado com a coleta de larvas do inseto e não dos ovos.

- Com os resultados dessa nova técnica de armadilhas para coleta de ovos (ovitrampas), que estamos testando, poderemos qualificar o monitoramento do Aedes no RS e ampliar a estratégia para todas as regiões - afirmou o biológo do CEVS, Jader da Cruz Cardoso.

Segundo o biólogo, a estratégia foi recomendada pelo Ministério da Saúde para permitir uma melhor avaliação dos índices de infestação. 

Cardoso lembra que é importante que a população continue alerta realizando ações simples que podem ajudar no combate do mosquito Aedes aegypti. Os cuidados com meio ambiente, incluem a limpeza de pátios, evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de plantas, além de manter a caixa d'água sempre fechada, entre outras medidas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vulnerabilidade é uma força ou uma fraqueza? Anterior

Vulnerabilidade é uma força ou uma fraqueza?

Próximo

Agendamento para vacinação infantil vai abrir na quarta-feira

Saúde