Projeto Sorria Santa Maria atendeu cerca de 50 pacientes em edição temática de Halloween

Projeto Sorria Santa Maria atendeu cerca de 50 pacientes em edição temática de Halloween

Fotos: Ariéli Ziegler (Prefeitura/Divulgação)

A sétima ação de 2023 do projeto Sorria Santa Maria ocorreu neste sábado (28), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Avenida Borges de Medeiros, 804, Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria. Foram atendidos 48 pacientes, com a realização de 136 procedimentos e oito encaminhamentos para especialidades. Esta edição do Sorria foi com a temática Halloween, celebrado em 31 de outubro, e o CEO foi decorado em alusão à data.

O Sorria Santa Maria, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, através da Política de Saúde Bucal, realiza ações regulares para atender à demanda da saúde bucal da população, e as consultas são por agendamento. Para este sábado, 62 consultas estavam marcadas, mas 14 pacientes não compareceram.


— Foi mais uma edição produtiva do Sorria. Além dos pacientes agendados, muitas pessoas passaram pelo projeto no dia de hoje para realizar orientação de higiene oral e deixar seu nome na lista de espera para a próxima edição. Agradecemos muito a participação dos profissionais e acadêmicos que participaram dessa edição. Um agradecimento especial à Liga Acadêmica de Saúde Coletiva e Epidemiologia em Odontologia (Lasceo) da Universidade Franciscana (UFN), que elaborou e distribuiu um folder orientativo sobre o Halloween da Saúde Bucal — conta a coordenadora da Política de Saúde Bucal do Município, Patrícia Campagnol.


Sorria Santa Maria

Sorria Santa Maria tem como objetivo principal ampliar o acesso da população santa-mariense a serviços odontológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na iniciativa, é priorizado o agendamento de usuários da rede pública municipal de Saúde que vivem em regiões da cidade onde não há cobertura de saúde bucal, além de usuárias gestantes, possibilitando a realização do pré-natal odontológico, e de pessoas que não podem faltar ao trabalho durante a semana.


O atendimento é realizado por servidores do Município e por voluntários, com participação da Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), alunos da graduação da Odontologia da UFN, da UFSM e da Faculdade Sobresp.

Atendimentos 

Quem quiser ser atendido no Projeto Sorria Santa Maria deve ir ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) (Avenida Borges de Medeiros, 804 – Bairro Nossa Senhora de Fátima) aos sábados em que ocorrerem ações da iniciativa. Os atendentes vão coletar dados como nome e telefone para contato, e a pessoa vai entrar na lista de espera do projeto.


Próximas ações em 2023:

  • 25 de novembro
  • 16 de dezembro


*com informações da Prefeitura de Santa Maria
*com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

12% das crianças brasileiras apresentam suspeita de atraso no desenvolvimento, segundo pesquisa Anterior

12% das crianças brasileiras apresentam suspeita de atraso no desenvolvimento, segundo pesquisa

Projeto desenvolvido na UPA de Santa Maria foi considerado o melhor do país em concurso promovido pelo Ministério da Saúde e Hospital Sirío-Libanês Próximo

Projeto desenvolvido na UPA de Santa Maria foi considerado o melhor do país em concurso promovido pelo Ministério da Saúde e Hospital Sirío-Libanês

Saúde