Sorria Santa Maria atende 49 pacientes em mutirão pela saúde bucal

Sorria Santa Maria atende 49 pacientes em mutirão pela saúde bucal

Foto: João Alves (PMSM/Divulgação)

A prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, neste sábado (26), a quinta ação de 2023 do projeto Sorria Santa Maria. A iniciativa ocorreu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no Bairro Rosário. No total, foram atendidos 49 pacientes, com a realização de 142 procedimentos e seis encaminhamentos para especialidades.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O Sorria Santa Maria realiza ações regulares para pacientes que não conseguem consultar durante a semana ou que residam em bairros onde não tenha equipes de saúde bucal. No local, também foi montado o Escovódromo, um painel para apresentar à criançada o jeito certo de escovar os dentes e manter a saúde bucal em dia. É o que explica a coordenadora do Sorria Santa Maria e da Política de Saúde Bucal, Patrícia Campagnol:


– O Sorria Santa Maria é uma força-tarefa feito no último sábado de cada mês e que atende as pessoas que, por incompatibilidade de horário ou questões relacionadas ao trabalho, não conseguem ir nas unidades durante a semana. Também atendemos aquelas que residem em bairros onde não há equipe de saúde bucal. Para acessar este serviço, a pessoa vem de forma voluntária, no dia do projeto, e se cadastra. À medida que vão abrindo vagas, nós vamos chamando novos pacientes. Uma vez que o paciente inicia no Sorria Santa Maria, ele tem todo o tratamento completo, vamos agendando mês após mês até suprir todas as necessidades de tratamento.


Para essa ação, 59 consultas estavam marcadas. Porém, 10 pacientes não compareceram. A ação foi conduzida por oito servidores do município, 12 acadêmicos dos cursos de Odontologia da Universidade Franciscana (UFN), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Faculdade Sobresp, e uma residente da Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A Unidade Móvel de Saúde, que possui uma sala de atendimento odontológico, também esteve presente na ação.


– A Política de Saúde Bucal é uma política transversal, que interage com vários níveis de atenção. É um trabalho integrado com a saúde da mulher, da criança, do idoso. Além de todo cuidado com a parte de fornecer materiais para as unidades, fazer licitação de equipamentos, regulação das especialidades, a gente também promove ações que vão facilitar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde ao serviço de saúde bucal do Município – explica a coordenadora.


Sorria Santa Maria

O Sorria Santa Maria tem como objetivo principal ampliar o acesso da população santa-mariense a serviços odontológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na iniciativa, é priorizado o agendamento de usuários da rede pública municipal de Saúde que vivem em regiões da cidade onde não há cobertura de saúde bucal, além de usuárias gestantes, possibilitando a realização do pré-natal odontológico, e de pessoas que não podem faltar ao trabalho durante a semana.


Quem quiser ser atendido no Projeto Sorria Santa Maria deve ir ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), nos sábados em que ocorrerem ações da iniciativa. Os atendentes vão coletar dados como nome e telefone para contato, e a pessoa vai entrar na lista de espera do projeto. Uma nova edição está prevista para 30 de setembro.


Números da 5º Edição:

• Avaliação = 13
• Exodontias = 5
• Raspagem = 19
• Restauração = 14
• Acesso = 6
• Selamento provisório = 10
• Profilaxias = 3
• Orientação de higiene = 49
• Escovações = 20
• Aplicação de flúor = 2
• Ajuste oclusal = 1

• Tratamentos concluídos: 9
• Encaminhamentos para o Ceo: 6
• Faltantes: 10

• Total atendidos: 49
• Total de procedimentos: 142


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Husm pede ajuda a doadores para ampliar o estoque de plaquetas no hospital Anterior

Husm pede ajuda a doadores para ampliar o estoque de plaquetas no hospital

Em cenário crítico, Santa Maria registra mais de 4,6 mil casos de dengue em 2023 Próximo

Em cenário crítico, Santa Maria registra mais de 4,6 mil casos de dengue em 2023

Saúde