pobreza menstrual

Projeto arrecada absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: (arquivo/ Diário)

O projeto Sobre Nós, que luta pelo acesso de produtos de higiene básica às mulheres, está arrecadando absorventes para distribuição na Vila Resistência e Bairro Cerrito. Em ambos locais, cerca de 70 mulheres em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas todos os meses.

Para doar absorventes é preciso entrar em contato com o projeto pelo Instagram, para combinar o ponto de encontro mais fácil. Também são aceitas doações de qualquer valor pelo PIX: sobrenos.sm@gmail.com (chave email).

O PROJETO
Sempre na segunda semana do mês, são realizadas arrecadações e distribuições nos dois locais. Segundo uma das coordenadoras voluntárias das ações, Taís Fleck, as idades das beneficiadas variam entre 13 aos 45 anos, contemplando todo o tempo menstrual de boa parte das mulheres dos bairros: 

- Algumas das mulheres adultas nos relatam que como o fluxo já está mais leve, acabam emprestando para as filhas. A realidade delas é bem complicada, muitas realmente não têm condições de comprar e acabavam recorrendo a outros materiais, até panos, para conter o fluxo. Porque se comprassem o absorvente, faltaria dinheiro para outra coisa. 

Atualmente o projeto Sobre Nós conta com 15 voluntárias em Santa Maria. Existe plano de expandir as distribuições para outros bairros da cidade, caso haja maior quantidade de doações. 

* Eduarda Nenê da Costa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Rio Grande do Sul notifica 105 mortes por Covid no boletim desta terça-feira

Próximo

Mesmo com eficiência de 100% em casos graves, Clover ainda não foi aprovada

Saúde