A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou um caso de coronavírus em Nova Palma na última quinta-feira. Com isso, a Região Central chega a quatro casos confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A paciente de Nova Palma - que não teve a idade informada -, contudo, não está na cidade segundo a prefeitura do município.
Dois casos suspeitos de coronavírus são descartados em Silveira Martins
Conforme o prefeito André Luiz Rossato (MDB), a paciente não faz parte do grupo de risco contraiu o vírus após um cruzeiro no litoral brasileiro. O navio encerrou o percurso no estado de São Paulo, onde ela ainda passou dois dias. Junto do companheiro, que também não teve a idade informada, ela retornou para o Rio Grande do Sul de carro, com algumas paradas no estado do Paraná. Rossato afirma que ela nem voltou para Nova Palma, mas não confirma em qual município ela está.
- Depois que eles voltaram, foram para a cidade do companheiro dela, que fica a cerca de 300 km de Nova Palma. Apresentaram os sintomas e foram a um posto de saúde lá - explicou.
'Não iremos deixar nenhum setor sozinho', garante chefe da Casa Civil da prefeitura
Na sequência, eles foram orientados a ficar isolados em casa e foram contabilizados como casos suspeitos. Na quinta - sete dias depois que iniciaram o isolamento - , segundo Rossato, os dois passaram a ser casos confirmados.
- Ela nem esteve aqui, não viu a família. Até é bom que ela tenha mantido o isolamento. Mesmo assim, como ela é de Nova Palma, foi contado como caso do município - disse.
VÍDEO: pesquisa vai indicar quantos gaúchos são infectados pelo coronavírus
Eles devem cumprir mais uma semana em isolamento domiciliar, fechando os 14 dias recomendados. A reportagem contatou a SES para apurar em que cidade o casal está e se haverá alguma correção no mapa de casos no Estado. A secretaria informou que a divulgação de casos é feita de acordo com a cidade de residência do paciente e não necessariamente onde foi o atendimento. A cidade em que o casal está não foi informada.
Em Santa Maria, são dois pacientes diagnosticados com a covid-19 com base em contraprova do Lacen. Segundo a superintendência de comunicação, ambos estão em isolamento domiciliar. Entretanto, ainda há mais duas confirmações de coronavírus na cidade feitas por redes particulares: uma no Hospital de Caridade e outra no Hospital da Unimed - eles ainda não constam no último balanço da Secretaria de Saúde do RS.
Também na região, Santiago tem um caso confirmado.
*Colaborou Leonardo Catto